Caso das doses de vacina contra Covid-19 em Bituruna segue em investigação » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Caso das doses de vacina contra Covid-19 em Bituruna segue em investigação


16 de março de 2021

Imagem Ilustrativa

Desde o dia 26 de fevereiro está em andamento a investigação do caso da perca de aproximadamente 130 doses de vacina contra a Covid-19 em Bituruna. Em entrevista exclusiva ao Jornal Colmeia ocorrida hoje, 16, o prefeito, Rodrigo Rossoni, esclareceu o processo que está em andamento no município sobre os imunizantes.

Segundo Rossoni, no dia 26 de fevereiro uma equipe do setor de epidemiologia foi à 6ª Regional de Saúde em União da Vitória para treinamento referente ao manuseio correto das doses de vacina. Todo o equipamento necessário foi levado, incluindo uma caixa refrigeradora correta para o transporte de vacinas, e a equipe ficou até às 17 horas no local. Por volta das 14h30 a Regional de Saúde encaminhou a Bituruna, através de um motorista, algumas doses de vacina em uma caixa de isopor comum. O motorista não foi comunicado sobre o que havia dentro do recipiente.

“Realmente tinham algumas vacinas lá sim”, colocou Rossoni. O recipiente foi deixado na recepção do Hospital São Vicente de Paula, sem a devida identificação. “Houve esse erro por parte da entrega de maneira errada, no recipiente errado, pela equipe da 6ª Regional”, disse o prefeito. Assim que a equipe do Hospital percebeu que eram doses do imunizante, a secretaria de Saúde do município e a Regional de Saúde foram notificadas.

Seguindo os protocolos de segurança, as doses foram apreendidas e colocadas em recipiente refrigerado, não se misturando a outras vacinas e nem sendo encaminhadas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Um protocolo de devolução dos imunizantes foi realizado no mesmo dia e o secretário, Josmar Guiz, conversou com a chefe da 6ª Regional de Saúde, Paula Krzyzanowski, sobre o ocorrido.

Um laboratório está analisando se as doses ainda são eficazes e estão aptas para serem utilizadas. Não há previsão de quando este laudo ficará pronto, mas, ainda há a possibilidade dessas vacinas estarem em boas condições de uso. “(as vacinas) Não foram para os postos de saúde porque não temos a resposta se estão aptas ou não estão aptas para imunizar a nossa gente”, afirmou Rossoni.

O prefeito ainda lembrou o procedimento de entrega das primeiras doses que foi realizada com a caixa lacrada e pela Rotam da Polícia Militar. “Existiu um erro da 6ª Regional? Existiu. Existiu um erro de Bituruna em receber? Existiu também. Não posso eximir totalmente Bituruna desse fato, porém Bituruna seguiu o protocolo”, frisou.

Uma averiguação interna por parte da Regional de Saúde foi instaurada e está em procedimento. Em Bituruna também já foi aberto um processo administrativo, desde o dia 26 de fevereiro, para averiguação do caso. Se o processo indicar que houve falha por parte do município, as pessoas responsáveis serão afastadas, “porque nós entendemos que é uma resposta a nossa gente”, finalizou.

Ouça a entrevista na íntegra:

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Tornado arrasa Rio Bonito do Iguaçu

A passagem de um tornado arrasou parte do município de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, na tarde desta sexta-feira, por volta das 17h30. Construções foram destruídas, moradores ficaram sob escombros e carros foram revirados com a força do vento. O fenômeno climático deixou cinco mortos e 130 feridos, sendo 30 em estado […]

Bombeiros encerram buscas por possível queda de helicóptero em Canoinhas

Após cerca de seis horas de buscas, o Corpo de Bombeiros de Canoinhas informou no fim da tarde desta quinta-feira (6) que não foram encontrados indícios de queda de helicóptero na localidade de Taunay, área rural do município. As equipes utilizaram drones e percorreram uma extensa região de plantação de pinus, mas nenhum vestígio de […]

Saiba quem são os 4 homens que morreram após confronto com a Polícia na região

Um dos homens que foi a óbito se trata de Remi de Lima de 33 anos, morto no bairro Limeira. Com vários antecedentes criminais, ele era um dos suspeitos do crime que resultou na morte por engano de Everson Moreira, também conhecido como Sagui, ocorrido em março de 2024 em Porto União (deste crime ele foi […]