CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças


26 de abril de 2024

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa

Divulgação

Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou nesta terça-feira, 23, o clipe oficial da canção do Bombeiro Mirim.

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa, enfatizando o slogan Educar para prevenir, prevenir para salvar, promovendo o autocuidado e a autoanálise de situações de perigo.

A música, que utiliza uma linguagem clara, direta e adequada ao público-alvo alvo, possui uma melodia cativante e alegre, a fim de criar uma associação positiva com as lições aprendidas durante os encontros em sala de aula, como o número da Central de Emergência, que assim traz: “Se o medo te assombrar, 193 é só chamar”.

Além de ser uma ferramenta de ensino, a Canção do Bombeiro Mirim também atua como um elemento de união e identidade entre os participantes do programa. Ao cantarem juntos, os alunos compartilham um momento de aprendizado coletivo e reforçam seu compromisso.

A música foi lançada junto ao clipe oficial, que conta com a participação dos Mascotes do Programa: Ice, Malu e Hunter, bem como Bombeiros Militares, Comunitários e crianças especialmente convidadas para participar das gravações.

O Programa

O Programa Bombeiro Mirim, destinado a crianças estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de Santa Catarina, tem como objetivo capacitar crianças e adolescentes para agirem de maneira preventiva em situações de risco de acidentes por meio do desenvolvimento de práticas suplementares ao processo educativo, contribuindo para uma sociedade mais segura e promovendo o exercício pleno da cidadania.

Durante as atividades, que são desenvolvidas no contraturno escolar, são abordados assuntos sobre prevenção a acidentes domésticos, noções de primeiros socorros, segurança contra incêndio e pânico e desastres naturais. Além do aprendizado, o participante recebe um kit com material de atividades, camiseta, sacochila, entre outros itens.

O aluno participa de atividades na escola e no quartel, para então se formar um Bombeiro Mirim com direito a um evento organizado pelo CBMSC após a trilha do conhecimento que tem carga horária de 12 horas.

Para receber informações sobre datas e escolas que receberão o Programa, é necessário fazer contato com a Organização de Bombeiro Militar (OBM) mais próxima.

Fonte: Agência Catarinense de Notícias

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Selo de “Pessoa com Autismo a Bordo” é Lançado

Imagem assessoria Criado por iniciativa do deputado estadual Vicente Caropreso, o selo “Pessoa com Autismo a Bordo” passa a identificar veículos que transportam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Santa Catarina. A medida foi instituída pela Lei nº 19.035/2024, de autoria do parlamentar, e regulamentada pelo Decreto nº 1.286/2025, com o objetivo de […]

TRÊS DOENÇAS DE VERÃO

Imagem de reprodução Algumas doenças são muito comuns no verão, como o Melasma, a Dengue e a Intoxicação Alimentar. Melasma é uma doença de pele; ela se apresenta sob a forma de manchas escuras que surgem no rosto, nos braços e nas áreas do corpo muito expostas ao sol, principalmente em mulheres jovens. Não é […]

Com apoio e deputado Hussein Bakri, Porto União entrega demandas junto à Sanepar

O prefeito de Porto União, Juliano Hassan, solicitou apoio do deputado estadual do Paraná Hussein Bakri para intermediar demandas junto à Sanepar e à Copel, diante de reclamações da população sobre serviços essenciais no município. Entre os principais problemas estão cobranças de esgotamento sanitário em imóveis que ainda não estão ligados à rede e dificuldades […]