Celesc alerta para os perigos na rede elétrica e dá dicas de segurança no Dia das Crianças » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Celesc alerta para os perigos na rede elétrica e dá dicas de segurança no Dia das Crianças


11 de outubro de 2024

Foto: Celesc

Neste Dia das Crianças, a Celesc reforça a importância de redobrar os cuidados com a rede elétrica e com os perigos com a energia para garantir um ambiente seguro e livre de riscos para os pequenos.

Com o aumento do uso de aparelhos eletrônicos e brincadeiras em casa, é essencial que pais e responsáveis estejam atentos a algumas medidas simples para evitar acidentes.

Entre as principais dicas de segurança, a companhia destaca o cuidado ao utilizar o celular enquanto carrega, alertando para o risco do uso de carregadores não homologados pela Anatel, que apresentam maior perigo. Também é fundamental vigiar as crianças para que elas não coloquem ou retirem aparelhos elétricos da tomada, o que pode resultar em choques ou curtos-circuitos.

Outro ponto de atenção é o uso de benjamins e extensões, que, quando sobrecarregados, podem superaquecer e causar incêndios. “Fios danificados ou emendados também devem ser substituídos, e a revisão das instalações elétricas da residência deve estar sempre em dia”, orienta Helton Julio Perraro, Gerente do Departamento de Segurança, Saúde e Bem-Estar da Celesc.

Para quem vai aproveitar o dia ao ar livre, o cuidado deve ser ainda maior. Aparelhos elétricos não devem ser usados próximos a piscinas, e é essencial manusear qualquer equipamento elétrico com as mãos secas e utilizando calçados. Soltar pipas próximo da rede elétrica, por exemplo, é perigoso, especialmente durante chuvas ou ventanias. “Mesmo quando a energia está desligada, a rede deve ser considerada energizada. Não tente resgatar pipas ou objetos presos nos fios”, alerta Helton.

Outros comportamentos arriscados incluem pendurar objetos na rede elétrica, soltar balões — prática ilegal que pode causar incêndios — e fogos de artifício próximos aos fios. Caso observe fios soltos ou partidos na rua, a Celesc deve ser comunicada imediatamente pelo telefone 0800 048 0196.

Celesc nas Escolas: Educação para um futuro mais seguro

Além das dicas de segurança para o Dia das Crianças, a Celesc investe na formação das futuras gerações por meio do programa Celesc nas Escolas. O programa, voltado para crianças de 8 a 11 anos, acontece em escolas públicas e particulares de diversos municípios catarinenses, levando ensinamentos sobre o uso seguro da eletricidade. “Empregados voluntários da Celesc recebem capacitação pedagógica para transmitir o conteúdo de forma lúdica e acessível para as crianças”, explica Regiane Marlene Dias, assessora de Responsabilidade Social da Celesc.

O programa já beneficiou inúmeras escolas em Santa Catarina, contribuindo para formar cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com a energia elétrica de maneira segura desde cedo.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Concerto do Instituto SIM lota Cine Ópera numa noite musical surpreendente

Comprovando excelente fase da reconhecida instituição musical regional, concerto da Orquestra Jazz Sinfônica SIM em parceria com Ministério da Cultura proporcionou muitas homenagens e grande público no Cine Ópera O Ministério da Cultura e o Instituto SIM apresentaram sábado (12) Concerto em Homenagem à Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC). Mas o evento transcendeu […]

Celesc alerta para os perigos na rede elétrica e dá dicas de segurança no Dia das Crianças

Neste Dia das Crianças, a Celesc reforça a importância de redobrar os cuidados com a rede elétrica e com os perigos com a energia para garantir um ambiente seguro e livre de riscos para os pequenos. Com o aumento do uso de aparelhos eletrônicos e brincadeiras em casa, é essencial que pais e responsáveis estejam […]

Polícia Civil de Porto União deflagra operação Cartório fase II

Nessa sexta-feira, 11, a DPCO – Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Porto União, deflagrou a operação “Cartório” fase II, cumprindo mais sete Mandados de Busca e Apressão e quatro de prisões, sendo dois autores localizados e presos na cidade São Paulo. Uma equipe da Polícia Civil de Porto União, deslocou até a cidade […]