Centenárias aos 117 e 107 anos, irmãs brasileiras celebram a vida » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Centenárias aos 117 e 107 anos, irmãs brasileiras celebram a vida


29 de setembro de 2023

Divulgação

Considerada a mulher mais velha do mundo embora sem o reconhecimento do Guiness Book, uma paraibana completou este mês 117 anos ao lado da irmã, de 107. As irmãs brasileiras e centenárias celebram a vida repleta de histórias de quem tem antepassados que foram escravos e muito que contar.

Dona Cícera Maria dos Santos, de 117 anos, e a irmã, Josefa, de 107, vivem em Campina Grande, na Paraíba. Por lá, as irmãs trabalharam na roça e na feira. As duas fazem parte de uma grande família, mas são as anciãs, cuidadas carinhosamente pelo bisneto Ruan.

“Tenho muito orgulho delas”, disse Ruan, lembrando que os antepassados dele estavam na senzala e que as avós sobreviveram a momentos históricos e à Covid-19. Dona Josefa lembrou do que ouvia quando criança: “Diziam que o mundo ia acabar”.

Memórias

Na casa das irmãs centenárias, a preservação da história está em cada detalhe.

Os documentos das duas irmãs comprovam a idade delas, há cédulas de dinheiro e moedas antigas e muitas histórias de quem acompanha as duas.

Uma amiga, que trabalhou com Dona Josefa na feira, disse que ela era e ainda é referência para conselhos e vida.

Dona Josefa segue lúcida e bastante consciente, afirmando que aprendeu muito com a vida na roça. Segundo ela, a alimentação saudável à base de legumes e verduras está entre os segredos para viver bastante.

Já a Dona Cícera gosta de ficar na poltrona, quietinha, mais ouvindo do que falando. A memória não ajuda tanto e quando fala, demonstra a religiosidade que a guiou.

“A paz do senhor esteja conosco. Quem pode mais que Deus? Tudo é Deus”, disse a idosa.

Guiness Book

Dona Cícera nasceu em 23 de setembro de 1906, um ano antes da espanhola Maria Branyas Morera, considerada pelo Guinness Book a mulher mais velha do mundo.

Ruan, bisneto de Josefa, disse que tanto Dona Cícera como a avó são motivo de muito orgulho para a família: “A maior felicidade do mundo é estar com elas aqui hoje”.

O aniversário de Dona Cícera ao lado da irmã teve direito à festa e muita comemoração com bolo, salgadinhos e aplausos.

**Via Só Notícia Boa

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]

Está chegando a 3ª Caminhada Intermunicipal “Caminho da Erva Mate”

A caminhada acontece entre União da Vitória e Porto Vitória Uma caminhada que reúne o que há de mais bonito e aprazível: O ambiente preservado de uma floresta, o rio Iguaçu, a força econômica da erva-mate que se revigora distribuindo riqueza e o Parque Histórico Iguassu, local icônico onde acontecerá a largada. A equipe organizadora […]

Associação Arte do Porto entrega nesta quinta o Troféu Valor Cultural

O prêmio é um reconhecimento ao excelente trabalho dos artesãos do município, que batalham pela manutenção de técnicas manuais e étnicas Na noite desta próxima quinta-feira, 18 de abril de 2024, as 19h30min, acontece na Sala de Eventos do Armazém 1, na Estação União em frente à Praça Hercílio Luz, a entrega do Troféu Valor […]