Localizado na linha Iguaçu Sul, aproximadamente quatro quilômetros do centro da cidade, o Centro Municipal de Produção de Cruz Machado está recebendo serviços de obras na estrutura, com o propósito de melhorar o ambiente para a produção e aplicação de novos projetos. O centro é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Prefeitura.
Segundo o engenheiro agrônomo da Prefeitura, Roberto Plewka, o Centro de Produção receberá novos investimentos e serão implantados projetos para apresentar aos produtores cruz-machadenses o desenvolvimento das novas tecnologias em nosso município.
O Centro de Produção em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), desenvolverá técnicas para a colheita da erva-mate, implantação de espécies de mudas, plantio de erval em céu aberto, erval em sombras e também técnicas da poda para erva-mate.
Será também firmada parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) de União da Vitória, para a aplicação de projetos com piscicultura, criando várias espécies de peixes em três tanques, e em um deles será aplicada a técnica do tanque rede. Serão criados caprinos e ovinos, desenvolvendo a reprodução dos animais. Haverá programas para os produtores para a criação das espécies, recebendo assistência técnica através da Secretaria da Agricultura.
Também serão desenvolvidas espécies frutíferas, como de uva, kiwi, pêssego, ameixa, caqui, figo, noz pecan, pera e goiaba. A grande novidade será a implantação de oliveiras, para a produção de azeitonas.
Na área da horticultura serão desenvolvidas técnicas em canteiros com plasticultura, estufa, irrigação, solo coberto com plásticos, entre outras. O centro continuará desenvolvendo os demonstrativos de milho e feijão.
O Centro de Produção possui como objetivo principal o desenvolvimento de novas técnicas, para que o produtor possa ver na prática os experimentos e a tecnologia, e posteriormente desenvolva em sua propriedade. O centro também é utilizado para estudos e pesquisas dos alunos da Casa Familiar Rural.