O município de União da Vitória possui mais de mil quilômetros de estradas rurais. Desde o mês de fevereiro as chuvas têm sido frequentes e dificultam a manutenção das estradas. As ações tomadas pela prefeitura consistem em mapear os pontos mais críticos, planejar a reposição de pedras e operações tapa buracos emergencial. O mato, nos passeios, vias públicas e estradas rurais, também crescem mais rápido, tornando-se assim um problema, uma vez que em períodos chuvosos as roçadas ficam inviabilizadas.
O vice-prefeito, Jair Brugnago, se solidariza com os cidadãos e explica que a secretária de Obras apenas tem monitorado e planejado as ações, contudo somente poderá fazer reparos e operação tapa buraco quando a chuva cessar.
O vice-prefeito garante o interesse de executar os serviços, mas pede compreensão e apoio da população e entendimento de que isso só será possível com tempo seco. A secretaria de Obras tem se esforçado para colocar, inicialmente de forma emergencial, cascalho nos pontos mais críticos, especialmente nos lugares em que circulam o transporte público e escolar.