Cientistas defendem T. Rex como espécie única de tiranossauro poderoso » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Cientistas defendem T. Rex como espécie única de tiranossauro poderoso


26 de julho de 2022

O T. Rex ainda reina como rei dos dinossauros, de acordo com cientistas que argumentaram, nesta segunda-feira (25), contra uma hipótese controversa deste ano de que o poderoso carnívoro tiranossauro deveria ser reconhecido como três espécies, e não apenas uma.

Sete paleontólogos disseram em pesquisa publicada nesta segunda que um estudo de março oferece evidências insuficientes para mostrar que existem três espécies de tiranossauros baseadas em fósseis do dinossauro mais famoso do mundo, citando métodos estatísticos impróprios, amostras comparativas limitadas e medições incorretas.

O T. Rex é a única espécie do gênero tiranossauro reconhecida desde que o dinossauro foi descrito pela primeira vez em 1905. Um gênero é um agrupamento mais amplo de organismos relacionados do que uma espécie.

Três outros pesquisadores disseram no estudo anterior publicado na mesma revista que três espécies deveriam ser reconhecidas com base na variação de espessura do fêmur e na forma dos dentes inferiores da frente entre cerca de três dezenas de espécimes de tiranossauro.

“As evidências precisam ser convincentes, e dividir de repente um animal tão icônico como o T. rex, conhecido há mais de 100 anos, em diferentes espécies requer uma alta carga de provas. É verdade que há variação no tamanho e forma dos ossos do T. Rex, mas em nosso novo estudo mostramos que essa variação é mínima”, disse o paleontólogo da Universidade de Edimburgo Steve Brusatte, coautor do novo estudo publicado na revista Evolutionary Biology.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Mega-Sena deste sábado paga prêmio de R$ 57 milhões

O Concurso 2.543 da Mega-Sena, que será sorteado hoje (26) à noite em São Paulo, pagará o prêmio de R$ 57 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será feito às 20h no Espaço da Sorte, em São Paulo. Ninguém acertou as seis dezenas no último concurso, realizado quinta-feira (24) e o prêmio […]

Aneel anuncia bandeira tarifária verde para dezembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciouontem (25) a manutenção da bandeira tarifária verde no mês de dezembro para as contas de luz dos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com isso, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo oitavo mês seguido. A justificativa da agência é que as condições de […]

Teor de biodiesel no diesel continuará em 10% até 31 de março

De 1º de janeiro a 31 de março, a mistura de biodiesel no diesel continuará em 10%. A medida foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que aprovou parcialmente resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicada na última segunda-feira (21). Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que a medida traz previsibilidade e segurança […]