Cientistas defendem T. Rex como espécie única de tiranossauro poderoso » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Cientistas defendem T. Rex como espécie única de tiranossauro poderoso


26 de julho de 2022

O T. Rex ainda reina como rei dos dinossauros, de acordo com cientistas que argumentaram, nesta segunda-feira (25), contra uma hipótese controversa deste ano de que o poderoso carnívoro tiranossauro deveria ser reconhecido como três espécies, e não apenas uma.

Sete paleontólogos disseram em pesquisa publicada nesta segunda que um estudo de março oferece evidências insuficientes para mostrar que existem três espécies de tiranossauros baseadas em fósseis do dinossauro mais famoso do mundo, citando métodos estatísticos impróprios, amostras comparativas limitadas e medições incorretas.

O T. Rex é a única espécie do gênero tiranossauro reconhecida desde que o dinossauro foi descrito pela primeira vez em 1905. Um gênero é um agrupamento mais amplo de organismos relacionados do que uma espécie.

Três outros pesquisadores disseram no estudo anterior publicado na mesma revista que três espécies deveriam ser reconhecidas com base na variação de espessura do fêmur e na forma dos dentes inferiores da frente entre cerca de três dezenas de espécimes de tiranossauro.

“As evidências precisam ser convincentes, e dividir de repente um animal tão icônico como o T. rex, conhecido há mais de 100 anos, em diferentes espécies requer uma alta carga de provas. É verdade que há variação no tamanho e forma dos ossos do T. Rex, mas em nosso novo estudo mostramos que essa variação é mínima”, disse o paleontólogo da Universidade de Edimburgo Steve Brusatte, coautor do novo estudo publicado na revista Evolutionary Biology.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Equipe de hospital realiza campanha de arrecadação para recém-nascido abandonado em Porto União

Após o episódio de abandono do recém-nascido ocorrido nesse domingo, 7, a equipe do Hospital São Braz está arrecadando doações de roupinhas, fraldas e itens de higiene para ajudar o menino. Quem puder e quiser ajudar de alguma forma pode entregar as doações diretamente na recepção do Pronto Socorro na Rua Frei Rogério, nº 579, […]

Alimentos ultraprocessados podem contribuir para perda cognitiva

Dificuldade de lembrar datas, fazer cálculos ou realizar tarefas básicas do dia a dia. As habilidades cognitivas geralmente diminuem à medida que a idade avança. Mas pesquisa feita por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) mostra que a perda chega a ser 28% maior entre pessoas que consomem mais alimentos ultraprocessados. São alimentos que passaram […]

Colesterol alto é fator de risco para doenças cardiovasculares

O presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional RJ (SBD-RJ), Daniel Kendler, lembra, no Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, comemorado hoje (8), que o excesso dessa gordura no organismo é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame. Cerca de 40% da população […]