O Corpo de Bombeiros de Porto União capturou na manhã dessa quarta-feira, 17, uma cobra que estava na calçada da Avenida Santa Rosa. A cobra, uma Caninana, não é venenosa apesar de seu tamanho, que pode atingir cerca de 2,5 metros.
O animal é bastante rápido e ágil e, apesar de parecer brava, a Caninana não é perigosa. De acordo com o Sargento Sanchez, que é especialista em serpentes, a cobra é a mesma que apareceu no começo do mês num supermercado do bairro Santa Rosa. Ela foi solta pelas proximidades e, como não é seu habitat natural, acabou aparecendo novamente.
Ele explica que essa espécie não é nativa da região, a Caninana é uma serpente oriunda do litoral. O procedimento adequado para o animal que surge em um ambiente que não é o seu, é repassá-lo ao Ibama ou a Polícia Ambiental, para transportar o animal em segurança.
“Se soltarem esse animal aqui novamente, certamente ela vai morrer ou vai então novamente aparecer no meio urbano”, disse. Um levantamento sobre a fauna de serpentes da região já foi realizado e está pronto desde o ano de 2005, porém as autoridades ainda não o publicaram.