União da Vitória é uma cidade repleta de atrativos turísticos, destaque para os roteiros Rota Sul e o Roteiro Ucraniano. Também dispõe de City Tour por pontos turísticos, como a estátua Sagrado Coração de Jesus – no Moro do Cristo (2ª maior do Brasil) –, o passeio no Barco Regresso do Iguaçu e as Igrejas Históricas. Para fortalecer o setor, o Conselho Municipal de Turismo de União da Vitória (Codetur), requer uma resolução quanto ao impasse gerado pela briga judicial entre prefeitura e Associação Amigos do Trem pelo controle e exploração turística da Locomotiva 310. Na sexta-feira, 22, foi realizada uma reunião entre o Codetur, ex-ferroviários e prefeitura visando debater propostas para fortalecer todo o setor. A prefeitura tem sinalizado da Casa Civil um recurso para o Turismo que requer a realização de projeto.
Calendário de Roteiros
Na 6ª Festa Nacional da Costela, o Codetur fez o lançamento do ‘Calendário de Roteiros Turísticos 2013’, que contempla a Rota Sul (com parque histórico, cachoeiras, gruta e Igreja) e o Roteiro Ucraniano (com atrativos históricos, culturais e culinária ucraniana). O objetivo é oferecer diferenciais aos turistas, explorando os potencias existentes no município. O município já é reconhecido pelos seus atrativos turísticos, especialmente pela frequente participação em eventos de divulgação do setor.
Projeto de Turismo
Outro item pautado na reunião foi elencar as necessidades para melhorar o setor. O prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, e o vice, professor Jair Brugnago, solicitaram aos representantes do Turismo o apontamento de prioridades visando ampliar e melhorar o setor. Pedro Ivo disse que, por intervenção da Ministra-Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o município terá investimento do Governo Federal, basta montar projetos que atendam ao interesse da população.
Com a definição desses quesitos, tanto a Secretaria de Planejamento quanto o Departamento de Turismo, estão elaborando o projeto para ser entregue ao Governo Federal.
Sobre a Maria Fumaça
O Codetur quer uma solução rápida e definitiva sobre a locomotiva 310. É unânime a opinião de que a Maria Fumaça é primordial para alimentar todo o setor turístico nos municípios de União da Vitória, Porto União e toda região.
Pedro Ivo disse que será parceiro do setor e vai trabalhar de forma que o interesse do Codetur e dos representantes do setor de Turismo sejam bem atendidos e ampliem a circulação de turistas no município. O prefeito observa que cada turista deixa recurso no município, gera empregos nos hotéis e restaurantes, além de divulgar a cidade. O vereador Luilson Schwartz (Batata) acompanhou a reunião.