COGEMATE em parceria com Sistema FAEP/SENAR-PR recebe grupo de jovens de Goiás em visita técnica em ervateira da região » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

COGEMATE em parceria com Sistema FAEP/SENAR-PR recebe grupo de jovens de Goiás em visita técnica em ervateira da região


14 de maio de 2024

Conselho Gestor da Erva-mate do Vale do Iguaçu – COGEMATE em parceria com o Sistema FAEP/SENAR-PR recebeu no dia 06 de maio, uma missão técnica formada por 67 integrantes do programa Faeg Jovem, da Federação da Agricultura do Estado de Goiás.

O grupo esteve realizando uma visita técnica a ervateira Giotti, no município de General Carneiro, onde puderam angariar mais conhecimento sobre a cultura da erva-mate. Na oportunidade, o presidente do COGEMATE, Nei Kukla, repassou informações sobre o cultivo da erva-mate, sobre os ervais, de como é produzida a planta, seguindo até o processo produtivo e embalo realizado pela indústria, com destaque para o tereré, bebida que é consumida na região de Goiás.

Os jovens participaram desta visita técnica como parte de uma premiação promovida pelo programa Faeg Jovem que conta com 193 grupos, que ultrapassam 2,5 mil participantes. Objetivo das visitas que percorreram propriedades rurais do Paraná dedicadas a diferentes culturas foi de formar jovens que atuem como multiplicadores destes conhecimentos.

“Para nós enquanto representantes da cadeia produtiva, esse intercâmbio técnico é de grande valia, uma vez que, apresenta para esses jovens a nossa cultura, a nossa erva-mate sombreada que é um diferencial. Foi uma satisfação receber o grupo de jovens e esperamos que muitas outras visitas ocorram”, destacou o presidente do COGEMATE, Nei Kukla.

O proprietário da Ervateira Giotti, Everton Cezar Giotti, destacou a importância da visita. “Receber o pessoal de Goiás é importante para nós, pois valoriza nosso setor, além de também mostrar a cultura que é desconhecida para esses jovens”, enfatizou.

O supervisor Regional do SENAR, Eduardo Figueiredo Mercado, falou sobre o trabalho em conjunto que vem fortalecendo a erva-mate na região. “COGEMATE e AMSULPAR são fundamentais neste trabalho. Essa integração e divulgação da cultura são extremamente importantes e vem fazendo a diferença”, avaliou.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBF anuncia que jogos do Brasileiro retornam no dia 1º de junho

A Confederação Brasileira de Futebol anunciou na noite desta terça-feira (21) a data de retomada das partidas da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol masculino, que foi interrompido por causa das consequências das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o dia 26 de abril. A competição será reiniciada no dia […]

Viatura blindada do Batalhão de Porto União abre caminhos no RS

A viatura blindada especial de engenharia do 5° Batalhão de Engenharia e Combate Blindado está sendo uma grande ajuda para as famílias do Rio Grande do Sul. A viatura está realizando a desobstrução de muitas vias no Vale do Taquari e ampliando as possibilidades de locomoção da população afetada pela catástrofe no estado gaúcho. O […]

Pavimentação em Matos Costa

Na tarde de terça-feira, 21, foi assinada e entregue a ordem de serviço para a empresa ENGEMASS ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA, tendo como objeto a execução de terraplenagem, drenagem pluvial e pavimentação asfáltica, meio fio e sinalização, na Rua Tereza Cristina, trecho1 e 2, uma área de 1.770 metros quadrados, entre a Rodoviária de Matos […]