Com desemprego em queda, catarinenses relatam melhora na situação financeira » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Com desemprego em queda, catarinenses relatam melhora na situação financeira


13 de dezembro de 2024

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/Secom

Praticamente metade (49%) dos catarinenses relata que a sua própria situação financeira está melhor neste final de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. O dado positivo foi divulgado em meio ao bom momento da economia catarinense, com queda do desemprego e aumento da atividade econômica. Conforme a pesquisa, 35% diz que a situação financeira é semelhante à do ano passado e apenas 16% relata piora.

Os dados foram apurados em estudo da Fecomércio SC com consumidores de todas as regiões do estado. O estudo mostra que houve alta de 0,5 ponto percentual entre aqueles que tiveram melhora na situação financeira. No mesmo sentido, o percentual daqueles que relatam piora recuou 0,5 ponto percentual. Com a variação positiva, a situação econômica apurada em 2024 é, portanto, a melhor dos últimos sete anos.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, atribui o otimismo com o bom momento do emprego em Santa Catarina. “Todos os indicadores mostram que o estado está gerando muitas vagas de emprego. Somente no Sine são 10 mil vagas disponíveis. A gestão do governador Jorginho Mello tem garantido incentivos para que as empresas queiram ficar aqui e para que novos negócios sejam gerados. Além disso, registramos um aumento da renda em diversos segmentos, o que contribui para a melhora financeira das famílias, com capacidade de consumo e perspectiva positiva para os próximos meses”, afirma.

Catarinense deve gastar R$ 672 com presentes no Natal

A Fecomércio SC coletou os dados durante a pesquisa de intenção de compra para o Natal. Conforme a entidade, os consumidores devem desembolsar, em média, R$ 672 com presentes. Assim, a previsão de gasto oscilou 2,5% negativamente em comparação ao valor estimado para o Natal de 2023.

A pesquisa revelou que, apesar da queda no valor médio a ser gasto, o Natal de 2024 terá uma grande procura por itens tradicionais. Os itens mais procurados serão vestuário, brinquedos, calçados bem como produtos de perfumaria e cosméticos.

Uma tendência que se mantém é a preferência dos consumidores por fazer compras nas lojas físicas. A pesquisa revelou que 62% dos entrevistados escolherão o comércio de rua. Nesse sentido, a preferência por compras presenciais reflete uma valorização do contato direto com os produtos e do atendimento personalizado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Manifestação por melhorias na BR-476 mobiliza sociedade civil neste sábado

Na manhã deste sábado (12), a sociedade civil organizada realiza uma manifestação pacífica pedindo melhorias na BR-476. O protesto ocorre de forma intermitente, com bloqueios momentâneos na rodovia e operação no sistema “pare e siga”, garantindo a fluidez do tráfego com o acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar. Representantes de diversas […]

Incêndio destrói casa abandonada usada por usuários de drogas em União da Vitória

Na noite desta sexta-feira (11), o Corpo de Bombeiros de União da Vitória foi acionado para atender a uma situação de incêndio em residência na Rua Presidente João Café Filho no bairro Rocio.Ao chegar no local foi encontrada uma casa de madeira que já estava completamente consumida pelas chamas, sendo realizado o combate ao incêndio […]

Feira do Peixe de Porto União inicia com diversos pontos de venda

A tradicional Feira do Peixe de Porto União, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Associação EcoPeixe, inicia na segunda-feira, 14 e segue até sexta-feira, 18, com a venda de peixes frescos em pontos estratégicos do município. A iniciativa tem como objetivo incentivar o consumo de pescado durante a Semana Santa, além […]