Cometa verde passa pela Terra a cada 50 mil anos e poderá ser visto do Paraná » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cometa verde passa pela Terra a cada 50 mil anos e poderá ser visto do Paraná


4 de fevereiro de 2023

Ilustrativa

O cometa C/2022 E3 (ZTF) passa pela Terra a cada 50 mil anos e poderá ser visto no Paraná até 10 de fevereiro.

Segundo Rogério Toniolo, professor de Física na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), a partir de sábado (4) o cometa começará a ficar mais alto e por mais tempo no céu, aumentando as chances de ser visto.

melhor dia para a observação do astro será na terça-feira (7), conforme o professor Amauri Pereira, coordenador do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná (CEP).

“No dia 7 vai ser o dia que ele vai estar mais alto com relação ao horizonte, então, é o dia que ele vai ficar mais tempo na sua observação. Geralmente, nós só conseguimos observar os cometas quando eles estão próximos do Sol, porque o Sol e o vento solar acabam, em partes, descongelando aquela ‘bola de gelo suja’ que é o cometa, e aí aumenta a magnitude e o brilho dele”, explica Pereira.

Ainda conforme o professor, por conta da órbita do astro os astrônomos conseguem calcular o tempo que ele demorará para passar pela Terra novamente. A previsão é que demore mais 50 mil anos.

“É um cometa de longuíssimo período, a última vez que ele passou aqui na Terra os Neandertais passeavam por aqui”, afirma Pereira.

Dicas para ver o astro

O professor explica que a visualização do cometa está no limite da observação do olho humano, porque o astro está com um brilho considerado fraco.

Ambos os professores sugerem que o local de observação deve ser longe da poluição e luzes da cidade.

Eles afirmam também que sejam usados equipamentos como um binóculo ou telescópio.

Além disso, dão a dica de fazer uma fotografia de longa exposição, entre 20 a 30 segundos, com a câmera ou o celular em posição fixa.

**G1

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Luiz Alberto Pasqualin assume a prefeitura de Porto União por 15 dias

O Presidente do Legislativo ficará à frente do município no período de férias do Prefeito Eliseu Mibach e do Vice Erico Rosenscheg Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 26, nas dependências do Gabinete do Prefeito Municipal de Porto União, a transmissão de cargo do chefe do executivo devido as férias de 15 dias do prefeito Eliseu […]

Procon-PR emite recomendação para coibir altas de preços dos repelentes contra mosquitos

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), expediu nesta segunda-feira (26) uma recomendação administrativa  para entidades que representam farmácias, mercados, supermercados e demais fornecedores que comercializam repelentes. O objetivo é evitar uma alta injustificável dos preços do produto que ajuda a proteger a população do mosquito Aedes […]

Veneno de aranha brasileira vira esperança contra câncer; entenda

O veneno de uma aranha brasileira foi usado como inspiração para pesquisa sobre métodos para tratar o câncer. Estudo é apontado como promissor O veneno da aranha brasileira Vitalius wacketi, que habita o litoral paulista, foi usado como inspiração para uma pesquisa que busca formas de tratar o câncer. Assim, o bicho se tornou uma […]