Comitiva de SC inicia série de encontros nos Emirados Árabes Unidos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Comitiva de SC inicia série de encontros nos Emirados Árabes Unidos


20 de fevereiro de 2024

Divulgação

Com o intuito de estreitar parcerias comerciais e buscar investimentos em solo catarinense, uma comitiva formada por lideranças estaduais iniciou uma série de reuniões nos Emirados Árabes Unidos.

A primeira agenda do grupo, liderado pelo governador Jorginho Mello (PL), e que conta com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), e do deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), foi com o ministro de Estado do Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Thani Al Zeyoudi.

Na ocasião, a comitiva catarinense apresentou as potencialidades econômicas e turísticas de Santa Catarina com o intuito de estreitar as relações bilaterais entre o Estado e o país do Oriente Médio.

Em sua fala, o ministro destacou que há uma expectativa do fechamento de um acordo comercial entre os Emirados Árabes e o Mercosul até o fim do ano, o que beneficiaria Santa Catarina. Para isso, uma comitiva do país deve visitar o Brasil nos próximos meses. Além disso, o ministro mostrou interesse em relação à infraestrutura catarinense, com destaque para os portos e aeroportos. Atualmente, há negócios entre Santa Catarina e os Emirados Árabes, principalmente com produtos como motocompressores, pinos e carne de frango.

ENCONTRO É CONSIDERADO POSITIVO

O presidente da Assembleia Legislativa avaliou a reunião como muito positiva.

“Apresentamos nosso estado e reforçamos o nosso interesse em futuras parcerias, principalmente na área da infraestrutura. Ou seja, abrimos as letras de Santa Catarina para os bons investimentos, o que é bom para toda a nossa população”, afirmou De Nadal.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), também destacou a expectativa de novos investimentos para o Estado.

“Estou confiante, pois o ministro se demonstrou bastante interessado, fazendo várias perguntas. Apontei a ele a necessidade da parceria com os Emirados para investimentos na área de infraestrutura. Falei da necessidade de investimentos nos projetos de ferrovias para o transporte de cargas do Oeste aos portos” afirmou o governador.

A série de encontros segue nesta terça-feira, 20, ainda em Dubai. Em seguida, o grupo viaja para a capital do país, Abu Dhabi, onde continua com as agendas comerciais e educacionais.

REUNIÃO NA CÂMARA ÁRABE-BRASILEIRA

O grupo também se reuniu com o diretor da Câmara Árabe-Brasileira, Rafael Solimeo, com o objetivo de potencializar a promoção de Santa Catarina nos Emirados Árabes Unidos. Além disso, futuras oportunidades de investimentos igualmente foram foco do encontro. A Câmara representa 22 países da região.

O diretor elogiou a apresentação da comitiva catarinense, e salientou que os Emirados Árabes são um excelente ponto de partida também para outros países da região por causa da localização e estrutura.

A COMITIVA

Também integram o grupo, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de SC (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, da Associação Catarinenses das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Ceretta, e secretários de Estado.


Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. No mês passado, o governo […]

Nova feira dos produtores rurais em União da Vitória promete surpreender

A feira contará com uma ampla gama de comodidades, incluindo uma cobertura de policarbonato em estrutura metálica, barracas externas com toldo e calçadas União da Vitória está prestes a receber uma adição marcante, com Nova Feira dos Produtores Rurais. Esta iniciativa, que está sendo realizada pela Prefeitura com investimento federal através de emenda do Deputado […]

Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]