Comitiva de SC inicia série de encontros nos Emirados Árabes Unidos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Comitiva de SC inicia série de encontros nos Emirados Árabes Unidos


20 de fevereiro de 2024

Divulgação

Com o intuito de estreitar parcerias comerciais e buscar investimentos em solo catarinense, uma comitiva formada por lideranças estaduais iniciou uma série de reuniões nos Emirados Árabes Unidos.

A primeira agenda do grupo, liderado pelo governador Jorginho Mello (PL), e que conta com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), e do deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), foi com o ministro de Estado do Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Thani Al Zeyoudi.

Na ocasião, a comitiva catarinense apresentou as potencialidades econômicas e turísticas de Santa Catarina com o intuito de estreitar as relações bilaterais entre o Estado e o país do Oriente Médio.

Em sua fala, o ministro destacou que há uma expectativa do fechamento de um acordo comercial entre os Emirados Árabes e o Mercosul até o fim do ano, o que beneficiaria Santa Catarina. Para isso, uma comitiva do país deve visitar o Brasil nos próximos meses. Além disso, o ministro mostrou interesse em relação à infraestrutura catarinense, com destaque para os portos e aeroportos. Atualmente, há negócios entre Santa Catarina e os Emirados Árabes, principalmente com produtos como motocompressores, pinos e carne de frango.

ENCONTRO É CONSIDERADO POSITIVO

O presidente da Assembleia Legislativa avaliou a reunião como muito positiva.

“Apresentamos nosso estado e reforçamos o nosso interesse em futuras parcerias, principalmente na área da infraestrutura. Ou seja, abrimos as letras de Santa Catarina para os bons investimentos, o que é bom para toda a nossa população”, afirmou De Nadal.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), também destacou a expectativa de novos investimentos para o Estado.

“Estou confiante, pois o ministro se demonstrou bastante interessado, fazendo várias perguntas. Apontei a ele a necessidade da parceria com os Emirados para investimentos na área de infraestrutura. Falei da necessidade de investimentos nos projetos de ferrovias para o transporte de cargas do Oeste aos portos” afirmou o governador.

A série de encontros segue nesta terça-feira, 20, ainda em Dubai. Em seguida, o grupo viaja para a capital do país, Abu Dhabi, onde continua com as agendas comerciais e educacionais.

REUNIÃO NA CÂMARA ÁRABE-BRASILEIRA

O grupo também se reuniu com o diretor da Câmara Árabe-Brasileira, Rafael Solimeo, com o objetivo de potencializar a promoção de Santa Catarina nos Emirados Árabes Unidos. Além disso, futuras oportunidades de investimentos igualmente foram foco do encontro. A Câmara representa 22 países da região.

O diretor elogiou a apresentação da comitiva catarinense, e salientou que os Emirados Árabes são um excelente ponto de partida também para outros países da região por causa da localização e estrutura.

A COMITIVA

Também integram o grupo, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de SC (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, da Associação Catarinenses das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Ceretta, e secretários de Estado.


Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Subtenente Albertino Mafra será homenageado pela Alesc durante celebração dos 100 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina 

O subtenente Albertino Mafra, de Porto União, será um dos homenageados durante a Sessão Especial promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em comemoração aos 100 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. A solenidade acontecerá no dia 15 de junho, às 19 horas, no Plenário Deputado Osni Régis, no Palácio Barriga-Verde, […]

Evento em União da Vitória apresentará estudo para minimizar cheias e inundações na região 

Imagem assessoria A população de União da Vitória e região está sendo convidada para acompanhar a apresentação de resultados inéditos relacionados a um projeto voltado à minimização das cheias e inundações que atingem periodicamente o município. O encontro será realizado nesta quinta-feira, dia 11, às 19 horas, no Cine Teatro Luz, em União da Vitória. […]

Projeto de Dr. Vicente que autoriza armas de eletrochoque para defesa pessoal de mulheres avança na Alesc

Imagem assessoria A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, na manhã desta terça-feira (9), o Projeto de Lei nº 730/2025, de autoria do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (União Brasil). A proposta autoriza mulheres maiores de 18 anos a possuírem e portarem armas de incapacitação neuromuscular, popularmente conhecidas […]