Com o intuito de estreitar parcerias comerciais e buscar investimentos em solo catarinense, uma comitiva formada por lideranças estaduais iniciou uma série de reuniões nos Emirados Árabes Unidos.
A primeira agenda do grupo, liderado pelo governador Jorginho Mello (PL), e que conta com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), e do deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), foi com o ministro de Estado do Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Thani Al Zeyoudi.
Na ocasião, a comitiva catarinense apresentou as potencialidades econômicas e turísticas de Santa Catarina com o intuito de estreitar as relações bilaterais entre o Estado e o país do Oriente Médio.
Em sua fala, o ministro destacou que há uma expectativa do fechamento de um acordo comercial entre os Emirados Árabes e o Mercosul até o fim do ano, o que beneficiaria Santa Catarina. Para isso, uma comitiva do país deve visitar o Brasil nos próximos meses. Além disso, o ministro mostrou interesse em relação à infraestrutura catarinense, com destaque para os portos e aeroportos. Atualmente, há negócios entre Santa Catarina e os Emirados Árabes, principalmente com produtos como motocompressores, pinos e carne de frango.
ENCONTRO É CONSIDERADO POSITIVO
O presidente da Assembleia Legislativa avaliou a reunião como muito positiva.
“Apresentamos nosso estado e reforçamos o nosso interesse em futuras parcerias, principalmente na área da infraestrutura. Ou seja, abrimos as letras de Santa Catarina para os bons investimentos, o que é bom para toda a nossa população”, afirmou De Nadal.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), também destacou a expectativa de novos investimentos para o Estado.
“Estou confiante, pois o ministro se demonstrou bastante interessado, fazendo várias perguntas. Apontei a ele a necessidade da parceria com os Emirados para investimentos na área de infraestrutura. Falei da necessidade de investimentos nos projetos de ferrovias para o transporte de cargas do Oeste aos portos” afirmou o governador.
A série de encontros segue nesta terça-feira, 20, ainda em Dubai. Em seguida, o grupo viaja para a capital do país, Abu Dhabi, onde continua com as agendas comerciais e educacionais.
REUNIÃO NA CÂMARA ÁRABE-BRASILEIRA
O grupo também se reuniu com o diretor da Câmara Árabe-Brasileira, Rafael Solimeo, com o objetivo de potencializar a promoção de Santa Catarina nos Emirados Árabes Unidos. Além disso, futuras oportunidades de investimentos igualmente foram foco do encontro. A Câmara representa 22 países da região.
O diretor elogiou a apresentação da comitiva catarinense, e salientou que os Emirados Árabes são um excelente ponto de partida também para outros países da região por causa da localização e estrutura.
A COMITIVA
Também integram o grupo, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de SC (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, da Associação Catarinenses das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Ceretta, e secretários de Estado.