Concursos 2023: pelo menos 55 mil vagas serão abertas durante o ano » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Concursos 2023: pelo menos 55 mil vagas serão abertas durante o ano


30 de dezembro de 2022

Os concurseiros de plantão, de todo o Brasil, já podem começar a comemorar: o ano de 2023 vai chegar com tudo para quem sonha em ingressar na carreira pública. O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 estipulou cerca de R$16 bilhões para orçamentos de editais de concursos públicos, gerando pelo menos 55 mil novas vagas disponibilizadas para cargos vagos e novos. 

Diversos editais já estão sendo lançados nos últimos dias, como o do Banco do Brasil, por exemplo. E outros com lançamento previsto. Serão inúmeras oportunidades para quem deseja conquistar a vaga dos sonhos, sejam elas de nível médio ou superior.

Todos os anos cerca de 13 milhões de pessoas fazem provas de concursos públicos. Além disso, esse número tende a aumentar, por causa da demanda reprimida desde a chegada da pandemia e as incertezas do mercado financeiro. 

O professor do Gran Cursos Online, Fernando Mesquita conta que para obter uma aprovação, o candidato precisa entender o que está fazendo e escolher uma área de estudos para focar. “A definição da área de estudos é uma das mais importantes, elas vão te ajudar a entender quais disciplinas você precisa estudar e quais as oportunidades que vêm pela frente. Isso vai ser um diferencial na hora de determinar o planejamento e a forma como vai estudar.”

Com alguns editais já sendo publicados e outros previstos para serem lançados ao longo de 2023, o professor sugere: “Geralmente, estudar de duas a quatro horas líquidas por dia já deixa o candidato em boas condições para a prova. Dependendo, claro, da complexidade do concurso.”

Um dos maiores concursos da história do Brasil, já tem data para as próximas provas. Com mais de 1.600.000 inscritos, o Banco do Brasil já publicou o edital para um novo concurso. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de fevereiro de 2023. As provas ocorrerão no dia 23 de abril do mesmo ano. 
Além deste, outros editais devem sair ainda em 2023, principalmente no primeiro semestre e as estimativas é de que as provas aconteçam no segundo semestre. 

Veja a tabela dos principais: 

Concursos 2023
TRE: PI, AM. GO. RJ, AL, SP, CE, RR, TO, MA, ES, MG, SC, MT, MS, AC, RS, SE
TRF 3, TRF 6
TJ: RS, CE, AL, ES, RN, AP, SE, PB, MG, MA SC. RN, RS
ANVISA
SERPRO
BACEN
NOVACAP
INSS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO: SP, AP, PR, TO, CE, PB

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Luiz Alberto Pasqualin assume a prefeitura de Porto União por 15 dias

O Presidente do Legislativo ficará à frente do município no período de férias do Prefeito Eliseu Mibach e do Vice Erico Rosenscheg Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 26, nas dependências do Gabinete do Prefeito Municipal de Porto União, a transmissão de cargo do chefe do executivo devido as férias de 15 dias do prefeito Eliseu […]

Procon-PR emite recomendação para coibir altas de preços dos repelentes contra mosquitos

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), expediu nesta segunda-feira (26) uma recomendação administrativa  para entidades que representam farmácias, mercados, supermercados e demais fornecedores que comercializam repelentes. O objetivo é evitar uma alta injustificável dos preços do produto que ajuda a proteger a população do mosquito Aedes […]

Veneno de aranha brasileira vira esperança contra câncer; entenda

O veneno de uma aranha brasileira foi usado como inspiração para pesquisa sobre métodos para tratar o câncer. Estudo é apontado como promissor O veneno da aranha brasileira Vitalius wacketi, que habita o litoral paulista, foi usado como inspiração para uma pesquisa que busca formas de tratar o câncer. Assim, o bicho se tornou uma […]