Condição rara faz jovem comer apenas 8 alimentos. Entenda » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Condição rara faz jovem comer apenas 8 alimentos. Entenda


24 de janeiro de 2023

Divulgação

Já pensou ter que comer os mesmos alimentos pelo resto da vida? É o caso da estudante Jenna Gestetner, de 20 anos, diagnosticada com a síndrome de Ativação de Mastócitos (MCAS) em março de 2021. Por conta da condição, ela só pode se alimentar de oito tipos de alimentos.

A estadunidense apresentou os primeiros sinais do problema ainda quando criança, Jenna mantinha refeições diversificadas mas apresentava muitas reações físicas. Ela sentia cólicas, inchaço na barriga e náuseas após se alimentar. Vários problemas de saúde foram aventados por conta dos sintomas, o diagnóstico definitivo só veio aos 20 anos.

A MCAS é desencadeada pelos mastócitos, um tipo de glóbulo branco encontrado na pele, nos pulmões e intestino, que também está presente em vasos sanguíneos próximos a esses órgãos. As células dos pacientes com a síndrome começam a atacar substâncias inofensivas, confundido-as com toxinas.

Os sintomas da síndrome incluem:

  • Urticária;
  • Inchaço;
  • Pressão arterial baixa;
  • Dificuldade para respirar;
  • Diarreia grave após exposição a um alérgeno.

O tratamento da doença baseia-se, inicialmente, em anti-histamínicos e analgésicos para aliviar os sintomas imediatos. Em seguida, o médico fará um acompanhamento com o paciente para identificar o que está causando a reação alérgica, para avaliar o que ele pode ou não consumir.

Apenas 8 alimentos

Jenna conta que a vida social é impactada pelo problema. Ela, por exemplo, não costuma sair para lanchar com os amigos. Mas, em compensação, suas compras de mercado duram apenas três minutos.

Os alimentos permitidos para a estadunidense são peru, peixe, abobrinha, pepino, vagem, azeite, sal e limão. Devido à dieta restrita, a estudante precisa comer seis vezes ao dia para garantir nutrientes suficientes ao organismo.

**Metrópole

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


SEA abre inscrições para contratação de técnicos agrimensores em Santa Catarina

O período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, promovido pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), já está aberto para o preenchimento de 10 vagas temporárias de técnicos agrimensores, incluindo uma reservada para Pessoa com Deficiência (PCD).  O objetivo da contratação é atender à crescente demanda por celeridade nos processos de regularização fundiária, gerenciados […]

Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciou nesta semana o treinamento de Inteligência Artificial (IA) para uso no Empresa Fácil, sistema público paranaense que atende o cidadão no registro e alteração de empresas, cadastro de leiloeiros e tradutores. A proposta é que a IA colabore no filtro e encaminhamento dos cerca de 1,5 mil processos […]

Novo sistema de alerta para desastres estará disponível para todo o Paraná em dezembro

A partir do dia 4 de dezembro, o sistema de alerta para desastres extremos via telefonia celular, utilizando a tecnologia cell broadcast, vai abranger o Paraná inteiro, assim como todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A implantação do Defesa Civil Alerta foi definida nesta terça-feira (19), em uma reunião entre o coordenador estadual […]