Condição rara faz jovem comer apenas 8 alimentos. Entenda » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Condição rara faz jovem comer apenas 8 alimentos. Entenda


24 de janeiro de 2023

Divulgação

Já pensou ter que comer os mesmos alimentos pelo resto da vida? É o caso da estudante Jenna Gestetner, de 20 anos, diagnosticada com a síndrome de Ativação de Mastócitos (MCAS) em março de 2021. Por conta da condição, ela só pode se alimentar de oito tipos de alimentos.

A estadunidense apresentou os primeiros sinais do problema ainda quando criança, Jenna mantinha refeições diversificadas mas apresentava muitas reações físicas. Ela sentia cólicas, inchaço na barriga e náuseas após se alimentar. Vários problemas de saúde foram aventados por conta dos sintomas, o diagnóstico definitivo só veio aos 20 anos.

A MCAS é desencadeada pelos mastócitos, um tipo de glóbulo branco encontrado na pele, nos pulmões e intestino, que também está presente em vasos sanguíneos próximos a esses órgãos. As células dos pacientes com a síndrome começam a atacar substâncias inofensivas, confundido-as com toxinas.

Os sintomas da síndrome incluem:

  • Urticária;
  • Inchaço;
  • Pressão arterial baixa;
  • Dificuldade para respirar;
  • Diarreia grave após exposição a um alérgeno.

O tratamento da doença baseia-se, inicialmente, em anti-histamínicos e analgésicos para aliviar os sintomas imediatos. Em seguida, o médico fará um acompanhamento com o paciente para identificar o que está causando a reação alérgica, para avaliar o que ele pode ou não consumir.

Apenas 8 alimentos

Jenna conta que a vida social é impactada pelo problema. Ela, por exemplo, não costuma sair para lanchar com os amigos. Mas, em compensação, suas compras de mercado duram apenas três minutos.

Os alimentos permitidos para a estadunidense são peru, peixe, abobrinha, pepino, vagem, azeite, sal e limão. Devido à dieta restrita, a estudante precisa comer seis vezes ao dia para garantir nutrientes suficientes ao organismo.

**Metrópole

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

Levantamento feito pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que o horário de verão é bem-visto pela maioria das pessoas. De acordo com a pesquisa, feita com três mil pessoas, 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano. Deste total, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis ao […]

Encontro alinha processos e ações para aprimorar cuidados em saúde mental no SUS

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) iniciou nesta terça-feira (17) a 14ª edição do PlanificaSUS Paraná, estratégia que reorganiza os processos de trabalho das equipes de saúde e ambulatórios com o objetivo de melhorar o acolhimento e o cuidado aos usuários do SUS. O evento, que reúne cerca de 100 profissionais das 22 Regionais […]

Educação de Porto União recebe 5 mil livros destinados às escolas municipais

Na noite desta segunda-feira, 16, o Deputado Estadual Dr Vicente Caropreso, realizou a entrega de 5 mil novos livros às escolas da rede municipal. O investimento de R$ 350 mil faz parte de um projeto de incentivo à leitura e de fortalecimento da educação no município, com o objetivo de ampliar o acervo bibliográfico e […]