Condição rara faz jovem comer apenas 8 alimentos. Entenda » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Condição rara faz jovem comer apenas 8 alimentos. Entenda


24 de janeiro de 2023

Divulgação

Já pensou ter que comer os mesmos alimentos pelo resto da vida? É o caso da estudante Jenna Gestetner, de 20 anos, diagnosticada com a síndrome de Ativação de Mastócitos (MCAS) em março de 2021. Por conta da condição, ela só pode se alimentar de oito tipos de alimentos.

A estadunidense apresentou os primeiros sinais do problema ainda quando criança, Jenna mantinha refeições diversificadas mas apresentava muitas reações físicas. Ela sentia cólicas, inchaço na barriga e náuseas após se alimentar. Vários problemas de saúde foram aventados por conta dos sintomas, o diagnóstico definitivo só veio aos 20 anos.

A MCAS é desencadeada pelos mastócitos, um tipo de glóbulo branco encontrado na pele, nos pulmões e intestino, que também está presente em vasos sanguíneos próximos a esses órgãos. As células dos pacientes com a síndrome começam a atacar substâncias inofensivas, confundido-as com toxinas.

Os sintomas da síndrome incluem:

  • Urticária;
  • Inchaço;
  • Pressão arterial baixa;
  • Dificuldade para respirar;
  • Diarreia grave após exposição a um alérgeno.

O tratamento da doença baseia-se, inicialmente, em anti-histamínicos e analgésicos para aliviar os sintomas imediatos. Em seguida, o médico fará um acompanhamento com o paciente para identificar o que está causando a reação alérgica, para avaliar o que ele pode ou não consumir.

Apenas 8 alimentos

Jenna conta que a vida social é impactada pelo problema. Ela, por exemplo, não costuma sair para lanchar com os amigos. Mas, em compensação, suas compras de mercado duram apenas três minutos.

Os alimentos permitidos para a estadunidense são peru, peixe, abobrinha, pepino, vagem, azeite, sal e limão. Devido à dieta restrita, a estudante precisa comer seis vezes ao dia para garantir nutrientes suficientes ao organismo.

**Metrópole

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Hussein Bakri garante dois novos veículos para União da Vitória e a realização dos Jogos da Amsulpar

O Líder do Governo, deputado Hussein Bakri, esteve hoje de manhã na prefeitura de União de Vitória, onde discutiu pautas e investimentos para o município e a região. Com representantes da Secretaria de Estado do Esporte, foram alinhados os detalhes para a realização dos Jogos da Amsulpar no 2º semestre deste ano. O parlamentar também […]

Governadores do Sul entregarão pleitos conjuntos ao Governo Federal

O governador Jorginho Mello, em sua segunda viagem a Brasília representando o Governo do Estado, adiantou nesta quinta-feira, 26, com o vice-presidente Geraldo Alckmin as demandas de Santa Catarina que serão apresentadas nesta sexta-feira, 27, para o presidente Lula. A principal cobrança diz respeito à conclusão das obras nas rodovias federais em SC, que se […]

Famílias e empresas pagaram juros mais altos em 2022, diz BC

As famílias e as empresas pagaram taxas de juros mais altas em dezembro do ano passado, segundo as Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas hoje (27) pelo Banco Central (BC). A taxa média de juros para pessoas físicas no crédito livre chegou a 55,8% ao ano, elevação de 10,8 pontos percentuais (p.p.) no ano, com […]