Em União da Vitória a taxa de leitos de UTI Covid-19 atingiu 100% da capacidade nesta quarta-feira, 30. Já a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria está em 50%. De acordo com a chefe da 6ª Regional de Saúde em União da Vitória, Paula Krzyzanowski, a taxa da UTI é alta pois há pacientes de outros municípios internados nos hospitais da cidade.
Houve uma leve baixa gradual nas taxas de ocupação no mês de junho. “Não é motivo de comemoração, óbvio, mas é algo que a gente tem observado que a gente sempre espera que seja tendencial aí para as próximas semanas e próximos meses, cada vez que avançamos mais a vacinação”, disse Paula.
A nível de estado a região leste tem 12 pacientes no total aguardando leitos exclusivos Covid-19. Destes, seis são para UTI e seis para leitos clínicos. A região leste compreende Curitiba e região metropolitana, Guarapuava, Telêmaco Borba, Ponta Grossa, Irati, União da Vitória e Litoral.
No dia 9 de junho o leste do Estado tinha 174 pacientes aguardando vagas, destes 99 para UTI e 75 para leitos clínicos. É possível notar uma queda significativa nos últimos 20 dias.
Vacinação gestantes
O município do Rio de Janeiro aprovou nesta semana que as gestantes que receberam até maio a primeira dose da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca, possam receber a segunda dose da vacina Pfizer. Segundo Paula, no Paraná não há ainda essa orientação.
Ocupação de leitos Covid-19 em Porto União
Em Porto União houve uma baixa significativa na ocupação de leitos Covid-19. Nesta quarta-feira, na UTI, há três pacientes. Um apenas é de Porto União. Em leitos de enfermaria há oito pacientes sendo quatro de Porto União. Por volta do meio dia não havia nenhum paciente no momento sendo atendido na triagem Covid-19. Dos 15 testes rápidos realizados hoje apenas dois testaram positivo para a doença.