Conseg lança cartilha em parceria com o Detran sobre convivência segura no trânsito » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Conseg lança cartilha em parceria com o Detran sobre convivência segura no trânsito


22 de setembro de 2023

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

A cartilha foi lançada na versão digital e o material aborda as características dos veículos, distinções e diretrizes para a circulação. Idealizador e criador da iniciativa, o vice-presidente do Conseg 46, Alberto de Barros Neves, afirma que a colaboração ganha sentido e significado quando nutre um ciclo de reciprocidade entre a sociedade e o governo, impulsionando políticas públicas.

:: Clique aqui para visualizar a cartilha

“A consequência desse enfoque é uma maior eficácia, eficiência e efetividade na abordagem dos desafios que afetam a sociedade”, pensa ele, ao considerar o Conseg um elo pelo qual a Secretaria de Segurança Pública pode escutar a voz da sociedade e contribuir.

Os desafios da segurança viária a partir desses veículos são justamente um dos pontos abordados, assim como a constatação de urgência de regulamentações abrangentes, por exemplo, em relação à sinalização. A proposta é a adoção da cartilha em SC e contribuição à mobilidade urbana e à segurança viária, tanto para condutores de veículos, quanto para pedestres.

Parceria com o poder público

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos e Oliveira, o Conseg deve ser enaltecido pela iniciativa. “Esta é uma demonstração efetiva e concreta do que os Consegs podem fazer ao lado da administração pública, trazendo um exemplo bastante positivo de educação para o nosso trânsito”, assinalou o secretário.

O presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes, acredita que a cartilha poderá vir a ser replicada nos municípios como guia sobre o tema e apoia a ampliação do modelo. “Essa é mais uma ação em que o Detran/SC é parceiro e vamos replicar para que a população conheça melhor as diretrizes quando o assunto é motociclos. Entendemos que a sociedade, representada aqui pelo Conseg, é quem ganha com esse tipo de parceria, especialmente, quando se trata de educação no trânsito”, reafirma o presidente.

A cartilha se enquadra no projeto da Coordenação Estadual dos Consegs no sentido de ouvir e integrar as entidades em suas ações e projetos, criando a rede estadual na filosofia de polícia comunitária e se tornando uma rede de prevenção na parceria com as forças de segurança pública do Estado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. No mês passado, o governo […]

Nova feira dos produtores rurais em União da Vitória promete surpreender

A feira contará com uma ampla gama de comodidades, incluindo uma cobertura de policarbonato em estrutura metálica, barracas externas com toldo e calçadas União da Vitória está prestes a receber uma adição marcante, com Nova Feira dos Produtores Rurais. Esta iniciativa, que está sendo realizada pela Prefeitura com investimento federal através de emenda do Deputado […]

Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]