Conseg lança cartilha em parceria com o Detran sobre convivência segura no trânsito » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Conseg lança cartilha em parceria com o Detran sobre convivência segura no trânsito


22 de setembro de 2023

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

A cartilha foi lançada na versão digital e o material aborda as características dos veículos, distinções e diretrizes para a circulação. Idealizador e criador da iniciativa, o vice-presidente do Conseg 46, Alberto de Barros Neves, afirma que a colaboração ganha sentido e significado quando nutre um ciclo de reciprocidade entre a sociedade e o governo, impulsionando políticas públicas.

:: Clique aqui para visualizar a cartilha

“A consequência desse enfoque é uma maior eficácia, eficiência e efetividade na abordagem dos desafios que afetam a sociedade”, pensa ele, ao considerar o Conseg um elo pelo qual a Secretaria de Segurança Pública pode escutar a voz da sociedade e contribuir.

Os desafios da segurança viária a partir desses veículos são justamente um dos pontos abordados, assim como a constatação de urgência de regulamentações abrangentes, por exemplo, em relação à sinalização. A proposta é a adoção da cartilha em SC e contribuição à mobilidade urbana e à segurança viária, tanto para condutores de veículos, quanto para pedestres.

Parceria com o poder público

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos e Oliveira, o Conseg deve ser enaltecido pela iniciativa. “Esta é uma demonstração efetiva e concreta do que os Consegs podem fazer ao lado da administração pública, trazendo um exemplo bastante positivo de educação para o nosso trânsito”, assinalou o secretário.

O presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes, acredita que a cartilha poderá vir a ser replicada nos municípios como guia sobre o tema e apoia a ampliação do modelo. “Essa é mais uma ação em que o Detran/SC é parceiro e vamos replicar para que a população conheça melhor as diretrizes quando o assunto é motociclos. Entendemos que a sociedade, representada aqui pelo Conseg, é quem ganha com esse tipo de parceria, especialmente, quando se trata de educação no trânsito”, reafirma o presidente.

A cartilha se enquadra no projeto da Coordenação Estadual dos Consegs no sentido de ouvir e integrar as entidades em suas ações e projetos, criando a rede estadual na filosofia de polícia comunitária e se tornando uma rede de prevenção na parceria com as forças de segurança pública do Estado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória amplia vacinação contra a gripe para toda a população a partir de segunda-feira

Imagem assessoria A Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória ampliará, a partir da próxima segunda-feira (29), a campanha de vacinação contra a Influenza para toda a população com idade a partir de seis meses. A medida segue orientação da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) e tem como objetivo aumentar a […]

PROERD forma 380 alunos e fortalece prevenção às drogas em União da Vitória 

Imagem assessoria Aconteceu nesta quinta-feira (25) a formatura de 380 alunos do 5º ano participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o 27º Batalhão da Polícia Militar de União da Vitória. A cerimônia foi realizada no Wooden […]

Proerd forma estudantes e fortalece prevenção às drogas em Porto União 

Imagem assessoria Na noite desta quinta-feira (25), o Cine Teatro Ópera, em Porto União, recebeu a cerimônia de formatura dos alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela 2ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina. O evento reuniu estudantes, familiares e membros da comunidade […]