Conselho Regional de Administração sob risco de intervenção no Paraná » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Conselho Regional de Administração sob risco de intervenção no Paraná


16 de setembro de 2024

Divulgação

O Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR) pode sofrer intervenção nos próximos meses. A questão foi levantada durante a 8ª sessão plenária do Conselho Federal de Administração (CFA), no último dia 10, em Brasília, após a leitura do relatório da Comissão Especial de Apuração (CEAD).

O processo, originado a partir de uma denúncia de administradores do Paraná, aponta possíveis irregularidades administrativas na gestão do atual presidente e candidato a reeleição, Marcello Padula. A denúncia foi investigada pela CEAD, que apresentou seu relatório durante a sessão. De acordo com o relatório, o CFA já foi acionado pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal para prestar esclarecimentos, quanto ao caso do regional paranaense.

O documento, aprovado por unanimidade pelo plenário, será encaminhado aos Conselheiros Federais para análise e deliberação sobre possíveis providências a serem adotadas.

Contas da atual gestão ainda não foram aprovadas
Na reunião anterior, dia 8 de agosto, o plenário do Conselho Federal de Administração aprovou o primeiro lote de contas dos Conselhos Regionais de Administração.  Por enquanto, 15 CRAs tiveram as contas analisadas e aprovadas já que cumpriram as obrigações financeiras de acordo com as leis e regulamentações estabelecidas. As contas da atual gestão do Paraná não foram aprovadas porque a auditoria pediu diligências, já sob suspeita de irregularidades. O CRA do PR agora tem novo prazo para apresentar suas respostas.

Representante federal
O conselheiro federal pelo Estado do Paraná, administrador Gelson Uecker, cobra transparência e esclarecimentos da gestão interna do órgão, a respeito dessas denúncias. “Vejo com muita preocupação a situação do CRA-PR. Precisamos apurar com rigor. Os administradores paranaenses não merecem este constrangimento”, lamenta Uecker. O Conselho Federal de Administração deve se posicionar oficialmente após a análise dos autos e do relatório final.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

Levantamento feito pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que o horário de verão é bem-visto pela maioria das pessoas. De acordo com a pesquisa, feita com três mil pessoas, 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano. Deste total, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis ao […]

Encontro alinha processos e ações para aprimorar cuidados em saúde mental no SUS

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) iniciou nesta terça-feira (17) a 14ª edição do PlanificaSUS Paraná, estratégia que reorganiza os processos de trabalho das equipes de saúde e ambulatórios com o objetivo de melhorar o acolhimento e o cuidado aos usuários do SUS. O evento, que reúne cerca de 100 profissionais das 22 Regionais […]

Educação de Porto União recebe 5 mil livros destinados às escolas municipais

Na noite desta segunda-feira, 16, o Deputado Estadual Dr Vicente Caropreso, realizou a entrega de 5 mil novos livros às escolas da rede municipal. O investimento de R$ 350 mil faz parte de um projeto de incentivo à leitura e de fortalecimento da educação no município, com o objetivo de ampliar o acervo bibliográfico e […]