Coronavírus em SC: Portaria da Saúde autoriza retomada de cirurgias eletivas » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Coronavírus em SC: Portaria da Saúde autoriza retomada de cirurgias eletivas


14 de maio de 2021

Foto: Divulgação / SES

A Secretaria de Estado da Saúde publicou uma portaria na noite desta quinta-feira, 13, autorizando o retorno das cirurgias eletivas de média e alta complexidade. A portaria 505, assinada pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, autoriza que as unidades realizem o agendamento dos procedimentos cirúrgicos.

A decisão abrange unidades hospitalares próprias da SES sob administração direta, unidades hospitalares administradas por OS, bem como unidades hospitalares filantrópicas contratualizadas, unidades sob gestão municipal ou federal e as unidades privadas.

A liberação exclui os hospitais que estejam com estoques críticos de fármacos anestésicos intravenosos e bloqueadores neuromusculares e que, por isso, estejam recebendo complementação de estoques por meio da Diretoria de Assistência Farmacêutica da SES para garantir atendimento ao paciente em terapia intensiva. Outra condição é que as unidades deverão manter inalterados o atendimento e internações dos pacientes suspeitos ou confirmados Covid-19, respeitando o número de leitos hospitalares destinados ao enfrentamento da pandemia.

A portaria ainda determina que os hospitais devem garantir os estoques de medicamentos para a realização de procedimentos. “É vedado à Unidade Hospitalar, restringir ou negar o recebimento de paciente em Unidade de Terapia Intensiva sob a alegação de falta de fármacos anestésicos intravenosos e bloqueadores neuromusculares, uma vez que, esteja realizando procedimentos cirúrgicos eletivos competindo pelos mesmos fármacos”, consta no texto.

O secretário André Motta Ribeiro anunciou no início da semana que a retomada segura das cirurgias eletivas deveria ocorrer após uma reunião com representantes de hospitais catarinenses. “É o entendimento do Governo do Estado que as cirurgias eletivas são prioridade máxima e por isso precisam ser retomadas imediatamente”, afirmou.

O cancelamento das cirurgias eletivas em que era necessário o uso de sedativos e internações em UTI ocorreu por meio da Portaria 168, em 22 de fevereiro. A última prorrogação ocorreu com a publicação da portaria 458, no dia 30 de abril, estendendo o prazo para até esta segunda-feira, 10 de maio. Na última segunda-feira, a SES prorrogou por 72 horas a proibição para que os detalhes da retomada fossem definidos.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Obras de recuperação da pavimentação da Avenida Santa Rosa concluídas em Porto União

A Avenida Santa Rosa, na altura do antigo Bananeiro, passou por uma importante intervenção para a substituição do asfalto, com o objetivo de solucionar os danos causados ​​pelas chuvas constantes e pelo intenso fluxo de veículos. As obras garantem uma via com mais segurança, trazendo mais tranquilidade tanto para motoristas quanto para pedestres que utilizam […]

Período para rematrículas na Rede Estadual de SC vai até o dia 14 de outubro

As rematrículas de estudantes das escolas da Rede Estadual para o ano letivo de 2025 podem ser feitas até o dia 14 de outubro, às 17h. Famílias, responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem realizar a atualização do cadastro no site https://estudanteonline.sed.sc.gov.br/loginweb.aspx, utilizando a senha do gov.br, seguindo o manual. As famílias que tiverem dificuldades no preenchimento do […]

Governo do Paraná propõe pagamento de auxílio-alimentação para servidores

O Governo do Estado mandou nesta segunda-feira (07) para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que atualiza valores do auxílio-alimentação e implementa o benefício para categorias que ainda não recebiam. Ele vai passar a alcançar 68 mil servidores. Atualmente, cerca de 58 mil servidores de quadros próprios do Estado já contam com o benefício, […]