Corpo de Bombeiros Militar promove treinamento de Abordagem a Tentativas de Suicídio em SC » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Corpo de Bombeiros Militar promove treinamento de Abordagem a Tentativas de Suicídio em SC


28 de março de 2025

Foto: Divulgação / CBMSC

Em um cenário em que quase 1 bilhão de pessoas no mundo vivem com transtornos mentais, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) promove o Treinamento de Abordagem a Tentativas de Suicídio (TATS). A iniciativa reafirma o compromisso da corporação com a constante qualificação de seu efetivo e a preocupação com a saúde mental das vítimas atendidas, bem como dos bombeiros militares e comunitários envolvidos nessas ocorrências. O treinamento foi realizado na Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Florianópolis, nesta quinta-feira, 27 de março.

A capacitação reuniu 106 profissionais, incluindo integrantes da guarnição, do expediente e bombeiros militares e comunitários convidados. Durante a palestra instrutiva, foram abordadas técnicas especializadas para aprimorar o atendimento em situações sensíveis, visando uma resposta mais eficaz e humanizada.

Ao longo dia, militares do CBMSC demonstraram, por meio de simulações, os principais perfis de indivíduos em situação de tentativa de suicídio, com orientações específicas para as fases de pré-abordagem, abordagem e pós-abordagem. Foram apresentadas as melhores formas de interagir com vítimas em estados de depressão, agressividade e psicose, entre outros. Além disso, foram apresentadas as condutas permitidas e proibidas em tais situações, buscando padronizar ações e procedimentos para a atuação do CBMSC nessas ocorrências. ​

De acordo com o capitão Raniel Teles Pinheiro, palestrante do evento, este é um tema sensível que precisa ser tratado com seriedade, respeito, empatia e humanização. “Muitas pessoas enfrentam dores psíquicas e, por isso, falar sobre saúde mental é tão importante. Precisamos desfazer preconceitos e compreender que buscar ajuda não é fraqueza. É um ato de coragem e oferecer apoio pode ser um gesto simples, mas com o potencial de salvar vidas.” conclui o oficial.

Por meio da Diretoria de Instrução e Ensino (DiE), o CBMSC promove diversos treinamentos focados na preparação de seus profissionais para enfrentar desafios com excelência e profissionalismo. O objetivo é oferecer um atendimento mais humanizado e eficaz, salvando vidas e proporcionando suporte adequado às vítimas e suas famílias.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Dia de sol na região

Mais uma madrugada de frio na região. Hoje o declínio de temperatura já não é na mesma intensidade de ontem, mas, mesmo assim, os valores nos termômetros estão baixos. O sol se fará presente durante todo o período com a máxima chegando a 21ºC O nível do rio Iguaçu as 7 horas apresentava 1,672.

Homen sofre acidente com trator e não resiste aos ferimentos

Na tarde desta terça-feira (29), um homem de 32 anos de idade acabou falecendo após se acidentar com um trator modelo Massey Ferguson, enquanto trabalhava na extração de toras de madeira. Colegas de trabalho conseguiram retirar a vítima que estava em baixo da máquina agrícola. Posteriormente, a Polícia Militar, o SAMU e o Corpo de […]

Incêndio na área central de União da Vitória

Por volta das 20h55min da noite desta terça-feira, ocorreu um incêndio em residência na rua Salgado Filho, área central de União da Vitória. O Corpo de Bombeiros Militar foi solicitado neste horário e se deslocou até o endereço mencionado, com dois caminhões e mais uma viatura auxiliar. No momento do incidente, felizmente ninguém estava dentro […]