Cras em Casa leva orientações sobre guarda responsável em Irineópolis » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cras em Casa leva orientações sobre guarda responsável em Irineópolis


28 de abril de 2021

Imagens: Prefeitura de Irineópolis

Crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras estão aprendendo desde cedo sobre a proteção e o respeito com os animais. A atividade deste mês do projeto Cras em Casa está levando orientações sobre guarda responsável, incentivando a criatividade e proporcionando momentos descontraídos entre as crianças e seus animais de estimação.

“A atividade proposta foi que as crianças e adolescentes enviassem fotos e vídeos de seus pets e também criassem, utilizando material reciclável, um comedouro, bebedouro ou caminha para o animalzinho”, conta a psicóloga do Cras, Juliana Portes. Os participantes do projeto também receberam uma cartilha elaborada pelo médico veterinário da prefeitura, Paulo Chiarentin, com informações sobre como cuidar bem de seu animalzinho em casa.

O cachorro caramelo é um dos dez animais de estimação da família de Gustavo Henrique Melo. Aos 11 anos, o morador do loteamento Colina Verde sabe da responsabilidade que é cuidar de cães e gatos. “Saio andar com os cachorros na coleira, coloco água e comida. Se a gente cuidar bem eles convivem bem com a gente também”, conta Gustavo, que utilizou garrafa pet para confeccionar um bebedouro para os animais.

No bairro São Francisco, Ícaro Davi Fernandes e sua irmã brincam com o cachorrinho Bidu. “Eu cuido bem dele e a gente brinca. Eu corro e ele corre atrás”, comentou Ícaro. Segundo a psicóloga Juliana Portes, cerca de 50 crianças e adolescentes receberam as cartilhas e participaram dessa atividade do projeto Cras em Casa. Desde o início da pandemia de Coronavírus, a equipe da Secretaria de Assistência Social tem adotado medidas seguras e criativas para manter os serviços, programas e atendimentos. Entre as iniciativas estão as sacolas de atividades entregues em casa e o envio de vídeos, desafios e informações através do whatsapp.

A secretária de assistência social, Vera Lúcia Cubas, explica que a atividade também buscou demonstrar a importância dos animais de estimação na convivência familiar. “Os vídeos que recebemos são prova disso, tivemos relatos lindos das crianças apresentando seus animais de estimação, brincando e cuidando, com carinho e responsabilidade”, destaca a secretária. O projeto Cras em Casa é conduzido pela Coordenadora do Cras Wianey Teles dos Santos.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Aniversário Bahniuk 49 anos entra na reta final e promete grande revelação em fevereiro

A campanha de aniversário de 49 anos do Bahniuk Supermercados está entrando em sua reta final e segue movimentando União da Vitória e toda a região. Clientes ainda têm até o dia 31 de janeiro para participar de uma das maiores ações promocionais já realizadas pela rede, que celebra quase cinco décadas de história com […]

Padre Antônio Carlos é eleito Administrador Diocesano

Em razão do início do período de vacância episcopal na Diocese de União da Vitória, após a nomeação de Dom Walter Jorge como Bispo da Diocese da Campanha (MG), na qual tomou Posse no dia 17 de janeiro, o Colégio de Consultores da Diocese de União da Vitória reuniu-se na data de hoje, 22 de […]

APADAF realiza Pastelada solidária

A Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo de Porto União (APADAF) realizará, no dia 6 de fevereiro, uma pastelada solidária com o objetivo de arrecadar recursos para a manutenção das atividades desenvolvidas pela instituição. A ação busca envolver a comunidade e fortalecer o apoio às pessoas com deficiência auditiva atendidas pela associação. A […]