A Prefeitura de Cruz Machado, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu nessa terça-feira, 19, no Clube 7 de Setembro, a Conferência Municipal da Educação para a apresentação, análise, discussão e aprovação do Plano Municipal de Educação.
O documento orientará as diretrizes e metas educacionais do município entre os anos de 2015 a 2024. O trabalho foi elaborado, ao longo de 2014 e 2015, atendendo ao requisito proposto no Plano Nacional de Educação (PNE). O Plano Municipal de Educação também será um instrumento fundamental para a melhoria da qualidade educacional do município e apontará quais metas Cruz Machado pretende alcançar na Educação em 10 anos e quais as estratégias serão realizadas.
O evento contou com a presença do prefeito, Antonio Luis Szaykowski, vice-prefeito, Edison José Warken, secretária municipal de Educação, Oliveti Brautigam, vereadores, secretários municipais, diretores das escolas municipais e colégios estaduais, professores e representantes das unidades de ensino. A conferência teve sua base estrutural e organizacional com a contribuição prévia e a discussão e proposição de alterações na minuta elaborada por todas as entidades governamentais, sociedade civil organizada e instituições públicas da educação.
O trabalho foi realizado com a participação ativa de todos os envolvidos, dando assim a máxima importância na construção do Plano. Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Oliveti Brautigam, a não realização do Plano pode implicar no repasse de recursos destinados à educação do município, por exemplo o Plano de Ações Articuladas (PAR). “Com a construção do Plano Municipal de Educação garantimos melhorias nos próximos 10 anos, como a qualidade de ensino, a oferta na idade certa e a ampliação de infraestrutura para atender todas as crianças do município. Também fortalecendo sempre a qualidade na educação com a formação continuada garantida e aprovada por todos”, comenta Oliveti.
Após a abertura oficial, a assessora educacional Cleri Oliveira fez uma breve explanação do contexto de elaboração e da importância do Plano Municipal de Educação para Cruz Machado. No período da manhã e da tarde, os participantes estiveram na Escola Municipal Professor Bronislau Kapusniak, para um encontro dos Grupos de Trabalhos, para a discussão das metas do Plano Municipal. Os participantes foram divididos em grupos e discutiram detalhes e questões das 18 metas do documento. O trabalho ocorreu com as projeções e leituras das metas, discussões das estratégias, proposições de alterações, votação de todas as proposições e o encaminhamento das proposições para votação na plenária. Todos opinaram e apontaram o que entendem ser importante para a educação municipal, assim como também a discussão com os representantes de várias entidades municipais e também com a sociedade.
No período da manhã foram discutidas as seguintes metas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial/Inclusiva, Alfabetização, Educação Integral, Aprendizagem Adequada na Idade Certa, Alfabetização de Jovens e Adultos, EJA Integrada à Educação Profissional e Educação Profissional. Na parte da tarde foram trabalhadas as seguintes metas: Ensino Médio, Escolaridade Média da População, Educação Superior, Formação de Professores, Formação Continuada e Pós-Graduação, Valorização do Professor, Plano de Carreira Docente, Gestão Democrática e Financiamento da Educação.
No período da tarde, aconteceu no Clube 7 de Setembro a Plenária. O momento foi constituído por todos os participantes para a aprovação das proposições de alterações aprovadas pelos Grupos de Trabalhos, por ordem sequencial das metas. O momento foi divido pela leitura das proposições, espaço para defesa, manifestação contrária, consulta à plenária e votação do mérito. Ao todo, 30 delegados credenciados participaram ativamente na votação de cada proposição apresentada no Fórum.
O documento do Plano Municipal de Educação de Cruz Machado foi aprovado na Conferência e a versão final será transposta para um anteprojeto de lei e encaminhado pelo Executivo para Câmara Municipal, para a aprovação e que possa ser concretizado através de lei municipal. “A conferência foi o momento mais importante para a solidificação do nosso Plano Municipal de Educação. É um momento democrático e importantíssimo para a história do nosso município, pois nunca antes foi construído um Plano de Educação em debate e com a participação da nossa sociedade”, comenta o prefeito Antonio Luis Szaykowski.
Para a Secretária Municipal de Educação e Cultura, foi brilhante a participação de todos nas discussões dos grupos de trabalhos, que levou a está conquista tão importante para o município. “Muito obrigada a todos, que de alguma forma ou de outra se envolveram para que esse momento tão importante chegasse e fosse concretizado. Agradeço de coração a todos, em especial a equipe da Secretaria de Educação que se dedicou ao máximo, não tendo horários, muitas vezes a noite ou nos finais de semana, para que a construção do Plano fosse concluída. Agradeço também em especial ao prefeito e vice-prefeito que se prontificaram, acompanharam e participaram de todos os momentos da elaboração do Plano Municipal de Educação de Cruz Machado”, finaliza Oliveti Brautigam.
Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.
Galeria: