Cruz Machado protocola decreto de situação de emergência devido a estiagem » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cruz Machado protocola decreto de situação de emergência devido a estiagem


7 de janeiro de 2022

Imagem Ilustrativa

A intensa estiagem que vem atingindo Cruz Machado desde meados de 2019, intensificada no último trimestre de 2021, tem causado danos humanos, ambientais e consequentes prejuízos, impactando diretamente a população, especialmente nas áreas rurais, com desabastecimento de água inclusive para dessedentação de animais e a produção agrícola do município.

A prefeitura realizou, na manhã de segunda-feira (3), uma reunião para debater a construção de um decreto municipal para declarar Situação de Emergência no território municipal em virtude da escassez das chuvas.

Para viabilizar este decreto é necessário fazer um levantamento dos números da estiagem, com laudos, dados, fotos, culturas agrícolas, produção de leite, erva-mate, pecuária, dentre outros, nas regiões atingidas. Assim, a reunião teve como objetivo realizar a primeira conversa com os setores e entidades diretamente envolvidos com a produção agricultura para buscar reunir estas informações técnicas.

Nesta semana o decreto foi formalizado e protocolado junto aos órgãos competentes para buscar o reconhecimento da emergência ao nível estadual e posteriormente reconhecimento federal.

Este decreto, vem de encontro com o decreto nº 10002, do Governo do Paraná, que declarou Situação de Emergência em virtude da estiagem, autorizando os órgãos estaduais a atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

Participaram da reunião o prefeito Antonio Luis Szaykowski, vice-prefeito e prefeito em exercício, Wilson Daniel Barczak, chefe da Defesa Civil Municipal, José de Oliveira, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Silmar Kazenoh, secretária de Assistência Social, Silvana Rosnowski, equipe de governo e equipe técnica e ainda representantes de entidades envolvidas com a agricultura e pecuária em Cruz Machado.

**Comunicação prefeitura de Cruz Machado

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]

Está chegando a 3ª Caminhada Intermunicipal “Caminho da Erva Mate”

A caminhada acontece entre União da Vitória e Porto Vitória Uma caminhada que reúne o que há de mais bonito e aprazível: O ambiente preservado de uma floresta, o rio Iguaçu, a força econômica da erva-mate que se revigora distribuindo riqueza e o Parque Histórico Iguassu, local icônico onde acontecerá a largada. A equipe organizadora […]

Associação Arte do Porto entrega nesta quinta o Troféu Valor Cultural

O prêmio é um reconhecimento ao excelente trabalho dos artesãos do município, que batalham pela manutenção de técnicas manuais e étnicas Na noite desta próxima quinta-feira, 18 de abril de 2024, as 19h30min, acontece na Sala de Eventos do Armazém 1, na Estação União em frente à Praça Hercílio Luz, a entrega do Troféu Valor […]