O município de Cruz Machado está desenvolvendo ações para a construção de três unidades de referência no cultivo de erva-mate. O trabalho é uma parceria entre a Prefeitura de Cruz Machado, Secretaria Municipal de Agricultura e Cooperativa Coopafi. A empresa Baldo também faz parte da parceria e está oferecendo suporte de técnicos especializados na produção e cultivo de erva-mate. A criação das unidades de referência tem como objetivo melhorar a qualidade da produção, analisar períodos e técnicas de poda e a forma correta para realizar os procedimentos de produção.
As propriedades selecionadas para receberem as unidades de referência são: do agricultor Eugênio Kovalczik, na Linha dos Couros; do produtor Lauro Naumiuk, na comunidade Linha Palmital; e do agricultor Osmar Kseniuk, na 6ª Vicinal Vitória. São três plantações com aplicação de técnicas diferenciadas. Na Linha dos Couros a plantação é de erva-mate nativa, com sombras e ao sol aberto; na comunidade Palmital a erva-mate é toda plantada e sombreada; na comunidade Vitória a erva-mate é plantada e ao céu aberto.
As equipes e técnicos da Secretaria de Agricultura, Cooperativa Coopafi e da Empresa Baldo realizaram uma primeira visita nas propriedades selecionadas, para a escolha da área em que serão trabalhadas as análises de cultivo de erva-mate. Nesse primeiro momento também foi realizada a coleta de terra para análise de solo e estudo da necessidade específica de adubação.
Nas áreas de plantio de erva-mate serão realizadas podas de acordo os procedimentos já realizados pelos produtores e também a poda através de um novo sistema, para que possam ser comparadas as técnicas na prática. Também serão aplicados novos sistemas de adubação. Essas três unidades de referência também servirão para a realização de dias de campo sobre o cultivo de erva-mate em Cruz Machado, em que os produtores receberam novas informações, conhecimentos e técnicas que poderão ser executadas em suas propriedades.
Um técnico da Cooperativa Coopafi realizará treinamentos na Empresa Baldo e ficará responsável por todo o suporte e o acompanhamento nas unidades de referência no município. A empresa também oferecerá suporte e assistência técnica em todas as etapas do projeto.
A criação das unidades de referência tem como objetivo apresentar aos produtores cruzmachadenses novas técnicas e soluções para a realidade da produção de erva-mate. Quando manejada e cultiva de forma correta a erva-mate gera mais produtividade e consequentemente mais lucro. A aplicação das novas técnicas não terá custo nenhum para o produtor. A Prefeitura de Cruz Machado estará acompanhando os processos por meio da Secretaria de Agricultura, e também estará trabalhando em obras de melhorias aos acessos das propriedades.
O município de Cruz Machado é reconhecido nacionalmente como o maior produtor de erva-mate do Brasil. Segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e Departamento de Economia Rural (Deral), somente em 2013 a área de plantação da erva-mate foi de 4.500 hectares e a produção de 70 mil toneladas. O valor gerado no município no ano passado foi de R$ 73.056.200,00. Além da facilidade de manejo, o preço tem incentivado o investimento na cultura. A cidade possui ervateiras que classificam, desidratam e moem o produto. A maior parte da produção é enviada para outras cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e também para o Uruguai e Argentina.
Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.