Nada melhor, que num dia de sol reunir a família e amigos e sair para conhecer um pouco da história da cidade de Porto União, (SC). Porto União fica localizado no Planalto Norte de Santa Catarina, e tem como divisa o estado do Paraná e sua irmã a cidade de União da Vitória. Só em querer saber como as duas cidades surgiram já é uma história prazerosa em conhecer. A estrada de ferro, o rio Iguaçu no passado escrito “Iguassu”, e claro quem não vai lembrar-se da Guerra do Contestado (1912/1916).
Com o passar dos anos, a história de um povo e de uma região, é sempre registrado. Pode ser no caderno de registro, fotografia ou até mesmo em gravação de áudio, e tantos outros modos. Mas um novo modo de registro e de se presentear um amigo ou alguém muito especial é através de uma lembrança feita em madeira, por pessoas que tem o dom de criar a arte através deste material.
O artesão que mora em Porto União, tem a oportunidade de colocar a disposição de várias pessoas do Brasil e do Mundo o seu trabalho em exposição em feiras especial para o artesanato local.
Um café colonial e a arte local
Que tal saborear o que Porto União também de melhor na culinária, em especial o tradicional Café Colonial, e junto ver a arte de pessoas que fazer um trabalho artesanal com fios e panos, além de criar belas imagens em madeira retratando a história e os costumes do povo da região.
Este espaço está localizado na entrada da cidade no restaurante Portal das Palmeiras, que abre as suas portas para oferecer o melhor de Porto União ao visitante.
A empresaria Raquel Inês da Silva, comenta que os trabalhos que estão expostos na parte dedicada ao artesanato são para mostrar a criatividade, e ao mesmo tempo está ajudando. “Neste espaço o artesão tem a oportunidade de mostrar o seu talento e de ganhar um dinheiro, e o visitante tem a disposição uma lembrança de Porto União para levar para a sua cidade. Uma boa oportunidade que temos é de ajudar a rede de Combate ao Câncer que faz um trabalho maravilhoso, que está exposto neste espaço”, diz a empresaria.
Os trabalhos expostos, no restaurante Portal das Palmeiras são vendidos a preço simbólico.
A Arte no Casarão das Artes
Outro ponto turístico de Porto União, que mostra com riqueza o talento e cultura da cidade é no Casarão das Artes, que fica localizada também na entrada da cidade. Quem faz uma parada para conhecer o local se encanta. O primeiro cartão de visita da cidade, o local e sua estrutura feitas por total de madeira, e com detalhes monumentos enormes que fazem a sustentação da fachada.
O local em si faz com que o visitante faça uma viagem à história do município, e a vontade de conhecer a cidade também.
Atualmente os proprietários do Casarão das Artes é o casal Marcelo Augusto Calisto e sua espaça e artesã Ivonete de Lima. Marcelo conta que as visitas no local vem aumentado dia a dia. “Estamos num local de acesso da cidade, e faz com que as pessoas parem para conhecer o local, muitas param para conhecer o espaço e solicitar orientações da cidade como hotel e restaurante”, diz.
As obras que estão expostas no Casarão, são feitos por artesão de cidade de Porto União da Vitória e de uma pessoa do município de Irati. Marcelo comenta como é feito o trabalho de separação dos trabalhos exposto na casa. “O artesão traz o seu trabalho, a gente da casa avalia o conteúdo, o principal para a gente é colocar a arte feita manualmente e que tenha qualidade principalmente”. Outro detalhe que o administrador do espaço comenta que o lucro não fica para casa, mas sim para o próprio artesão. A gente oferece o espaço e se o trabalho exposto é vendido à gente entra em contato com o artesão para receber o seu dinheiro.
“No inicio quando a casa foi aberta as pessoas que trabalhava eram de cinco pessoas, e hoje são mais de 50, que realizam a arte de contar a história de Porto União e região através da madeira” conta.
O Casarão das Artes, não trabalha somente com madeira, na parte superior da casa o espaço são dedicados para as obras de pintura, vários grados estão à mostra com temas locais e principalmente do símbolo do Paraná e Santa Catarina o Pinheiro Araucária. O trabalho de fios como as toalhas de mesa de cozinha estão destacados como os feito em pontos cruz.
Além das artes o visitante tem a oportunidade de levar para a sua região os produtos coloniais de Porto União, como doces, sucos e vinhos feitos no interior do município.
Serviço
O restaurante Portal das Palmeiras tem o seu funcionamento, segunda-feira das 7h30 às 15h, e de terça á domingo das 7h30 às 22h. Telefone para contato (42) 352205 28.
O Casarão das Artes funciona de segunda á domingo das 10h às 22h, e fica localizado próximo do portal da cidade de Porto União, informações pode ser adquiridas pelo telefone (42) 3522 30 98.