Cultura de Porto União através da arte da madeira » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cultura de Porto União através da arte da madeira


10 de janeiro de 2013

Foto: Marciel Borges

 

Nada melhor, que num dia de sol reunir a família e amigos e sair para conhecer um pouco da história da cidade de Porto União, (SC). Porto União fica localizado no Planalto Norte de Santa Catarina, e tem como divisa o estado do Paraná e sua irmã a cidade de União da Vitória. Só em querer saber como as duas cidades surgiram  já é uma história prazerosa em conhecer. A estrada de ferro, o rio Iguaçu no passado escrito “Iguassu”, e claro quem não vai lembrar-se da Guerra do Contestado (1912/1916).

Com o passar dos anos, a história de um povo e de uma região, é sempre registrado. Pode ser no caderno de registro, fotografia ou até mesmo em gravação de áudio, e tantos outros modos. Mas um novo modo de registro e de se presentear um amigo ou alguém muito especial é através de uma lembrança feita em madeira, por pessoas que tem o dom de criar a arte através deste material.

O artesão que mora em Porto União, tem a oportunidade de colocar a disposição de várias pessoas do Brasil e do Mundo o seu trabalho em exposição em feiras especial para o artesanato local.

 

Foto: Marciel Borges

Um café colonial e a arte local

 

Que tal saborear o que Porto União também de melhor na culinária, em especial o tradicional Café Colonial, e junto ver a arte de pessoas que fazer um trabalho artesanal com fios e panos, além de criar belas imagens em madeira retratando a história e os costumes do povo da região.

Este espaço está localizado na entrada da cidade no restaurante Portal das Palmeiras, que abre as suas portas para oferecer o melhor de Porto União ao visitante.

A empresaria Raquel Inês da Silva, comenta que os trabalhos que estão expostos na parte dedicada ao artesanato são para mostrar a criatividade, e ao mesmo tempo está ajudando. “Neste espaço o artesão tem a oportunidade de mostrar o seu talento e de ganhar um dinheiro, e o visitante tem a disposição uma lembrança de Porto União para levar para a sua cidade. Uma boa oportunidade que temos é de ajudar a rede de Combate ao Câncer que faz um trabalho maravilhoso, que está exposto neste espaço”, diz a empresaria.

Os trabalhos expostos, no restaurante Portal das Palmeiras são vendidos a preço simbólico.

 

Foto: Marciel Borges

A Arte no Casarão das Artes

 

Outro ponto turístico de Porto União, que mostra com riqueza o talento e cultura da cidade é no Casarão das Artes, que fica localizada também na entrada da cidade. Quem faz uma parada para conhecer o local se encanta. O primeiro cartão de visita da cidade, o local e  sua estrutura feitas por total de madeira, e com detalhes monumentos enormes que fazem a sustentação da fachada.

O local em si faz com que o visitante faça uma viagem à história do município, e a vontade de conhecer a cidade também.

Atualmente os proprietários do Casarão das Artes é o casal Marcelo Augusto Calisto e sua espaça e artesã Ivonete de Lima. Marcelo conta que as visitas no local vem aumentado dia a dia. “Estamos num local de acesso da cidade, e faz com que as pessoas parem para conhecer o local, muitas param para conhecer o espaço e solicitar orientações da cidade como hotel e restaurante”, diz.

As obras que estão expostas no Casarão, são feitos por artesão de cidade de Porto União da Vitória e de uma pessoa do município de Irati. Marcelo comenta como é feito o trabalho de separação dos trabalhos exposto na casa. “O artesão traz o seu trabalho, a gente da casa avalia o conteúdo, o principal para a gente é colocar a arte feita manualmente e que tenha qualidade principalmente”. Outro detalhe que o administrador do espaço comenta que o lucro não fica para casa, mas sim para o próprio artesão. A gente oferece o espaço e se o trabalho exposto é vendido à gente entra em contato com o  artesão para receber o seu dinheiro.

“No inicio quando a casa foi aberta as pessoas que trabalhava eram de cinco pessoas, e hoje são mais de 50, que realizam a arte de contar a história de Porto União e região através da madeira” conta.

O Casarão das Artes, não trabalha somente com madeira, na parte superior da casa o espaço são dedicados para as obras de pintura, vários grados estão à mostra com temas locais e principalmente do símbolo do Paraná e Santa Catarina o Pinheiro Araucária. O trabalho de fios como as toalhas de mesa de cozinha estão destacados como os feito em pontos cruz.

Além das artes o visitante tem a oportunidade de levar para a sua região os produtos coloniais de Porto União, como doces, sucos e vinhos feitos no interior do município.

 

Foto: Marciel Borges

 

Serviço

O restaurante Portal das Palmeiras tem o seu funcionamento, segunda-feira das 7h30 às 15h, e de terça á domingo das 7h30 às 22h. Telefone para contato (42) 352205 28.

 

O Casarão das Artes funciona de segunda á domingo das 10h às 22h, e fica localizado próximo do portal da cidade de Porto União, informações pode ser adquiridas pelo telefone (42) 3522 30 98.

 

 

 

Foto: Marciel Borges

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Londrina e Athletico empatam no primeiro jogo da semifinal do Paranaense

Foto:Rafael Martins/RVAC Em jogo movimentado, Londrina e Athletico empataram por 2 a 2, na noite deste domingo (15), no Estádio do Café, no primeiro jogo da semifinal do Paranaense 2026. Diante de 11.322 torcedores, o Londrina abriu o placar com André Luiz, no primeiro tempo. O Furacão, que jogou com o time aspirante, virou ainda […]

Casos de chikungunya crescem em Santa Catarina

Santa Catarina registra um avanço preocupante nos casos de chikungunya neste início de 2026. Dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que, entre janeiro e fevereiro, foram contabilizados 43 casos prováveis da doença em meio a 78 notificações — número mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2025, quando houve 20 […]

Brasil conquista a primeira medalha nas Olimpíadas de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história é o  primeiro esquiador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. E foi de ouro! A história foi escrita em Bormio, cidade nos Alpes italianos, próxima à divisa com a Suíça. Neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno. E logo a dourada. O […]