Currículo Lattes terá nova seção para registrar licença-maternidade » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Currículo Lattes terá nova seção para registrar licença-maternidade


12 de abril de 2021

Brasília – 8 de Março Dia Internacional da Mulher (Arquivo/Agência Brasil)

O Currículo Lattes permitirá o registro dos períodos de licença-maternidade de pesquisadoras. A nova seção, que terá preenchimento opcional, entrará em funcionamento na próxima quinta-feira (15). Mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a plataforma Lattes é o sistema oficial do Brasil para cadastro de cientistas das diversas áreas do conhecimento.

A possibilidade de inclusão da licença é uma demanda de cientistas brasileiras, informou o CNPq ao divulgar a mudança. “Essa evolução tem o objetivo de atender demandas de representantes da comunidade científica e de instituições parceiras desse conselho, sobretudo do Movimento Parent in Science, coordenado pela pesquisadora Fernanda Staniscuaski, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que havia protocolado a solicitação no CNPq”, diz nota do conselho. 

O projeto Parent in Science, que luta por equidade para pesquisadores e pesquisadoras com filhos, considera que a chegada dos filhos pode causar impacto significativo na produção dos pesquisadores, especialmente das mulheres, com desaceleração na elaboração de artigos, afetar o currículo e gerar desvantagem em relação a colegas. Em 2019, o Parent in Science apresentou um pedido formal ao CNPq.

Com a possibilidade de sinalizar o período da licença nessa nova versão do Currículo Lattes, recrutadores, universidades e agências de fomento à pesquisa poderão compreender o porquê da queda em sua produção.

No Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, 50% do total de pesquisadores cadastrados são mulheres. Nos últimos 15 anos o percentual de mulheres aumentou 7 pontos percentuais. 

Desde 2005, o conselho mantém o programa Mulher e Ciência, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e outros órgãos. A meta do programa é promover a participação de meninas e mulheres na ciência, além de promover pesquisas sobre relações de gênero, mulheres e feminismo.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Caravana de Verão: Três regiões de União da Vitória receberão o evento neste mês de janeiro

Limeira, São Gabriel e Horst Waldraff vão receber a programação especial A Secretaria Municipal de Esportes de União da Vitória preparou uma programação especial para levar atividades esportivas e brincadeiras para os jovens e crianças do município. A Caravana de Verão acontecerá nos bairros Limeira, São Gabriel e Horst Waldraff e terá atividades e brincadeiras […]

TV Paraná Turismo inicia transmissão do Campeonato Paranaense 2025 nesta quarta

Cobertura é fruto da renovação do acordo entre o Governo do Estado e a Federação Paranaense de Futebol. Primeiro jogo a ser transmitido é válido pela segunda rodada do estadual, com mando do Cascavel, e pode ser acompanhado ao vivo a partir das 19h30 desta quarta-feira (15) pelo canal 9.1. A TV Paraná Turismo transmite […]

Paraná prorroga isenção de ICMS para insumos médicos de procedimentos complexos

A partir do Decreto nº 8.528/2024, itens usados no dia a dia no atendimento hospitalar, como stents e hemostáticos, seguem isentos do tributo até o dia 31 de julho de 2025. O governador Carlos Massa Ratinho Junior prorrogou a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) referente a operações com equipamentos e […]