Curso de Filosofia da Unespar lança o jornal Fagulha » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Curso de Filosofia da Unespar lança o jornal Fagulha


29 de agosto de 2024

Com o objetivo de promover o intercâmbio e a circulação de textos filosóficos, o curso de Filosofia do campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) lançou, no Dia do(a) Filósofo(a), em 16 de agosto, o jornal Fagulha.

Imagens: Divulgação

A publicação é fruto de um esforço coletivo de uma equipe editorial composta por 21 pessoas, incluindo dois docentes, 13 discentes de Filosofia, uma aluna de Direito e cinco egressos que hoje atuam como professores de Filosofia na Rede Básica de Ensino em União da Vitória, Canoinhas, Caçador e São Paulo.

Segundo o coordenador do projeto, Prof. Dr. Thiago David Stadler, alguns dos integrantes são bolsistas dos programas Pibex e Pibis, que estão ligados à extensão universitária. A distribuição do jornal é feita em escolas, bibliotecas, nas ruas de várias cidades e em outras instituições públicas, ampliando o acesso à filosofia.

“O Fagulha está disponível em formato impresso, e a primeira edição teve uma tiragem de 500 cópias. Devido ao sucesso, em breve lançaremos mais 500 exemplares da primeira edição, além das 1000 cópias da segunda edição, cujo lançamento está previsto para 13 de setembro. O jornal físico terá periodicidade mensal, enquanto as redes sociais serão atualizadas semanalmente com conteúdos relacionados ao jornal e novas postagens”, explicou, acrescentando: “Importante destacar que a impressão da primeira edição foi realizada no Rio Grande do Sul, por um ex-aluno do curso, Tiago, que possui uma editora anárquica chamada Monstro dos Mares (@monstrodosmares @badernajaime)”.

Editorias

O Fagulha conta com oito colunas: 1) Para que serve a filosofia?; 2) Você conhece?; 3) Olhar popular; 4) Política em debate; 5) Filosofinhos(as); 6) Labirinto; 7) Filosofia ilustrada e 8) Arruaça. É possível conferir uma breve descrição de cada coluna no Instagram oficial do jornal, @fagulha_jornal. 

“Destacamos que a coluna ‘Arruaça’ é aberta à comunidade externa. Quem quiser contribuir com poemas, contos, relatos culturais, tradições locais ou outras manifestações artísticas pode nos enviar uma mensagem direta ou nos encontrar pelos corredores da universidade ou nas ruas”, convidou o professor.

Entre os objetivos do jornal Fagulha estão o estímulo à leitura, o incentivo ao debate e à escrita de textos filosóficos pelos(as) acadêmicos(as), a promoção da criatividade no design da publicação e a abertura ao diálogo com a comunidade. “Aliás, o mascote do jornal, um sátiro contemporâneo chamado Fagulha, foi desenhado pelo aluno Levi Tyler”, finalizou.

Para mais informações, é possível entrar em contato com a equipe pelo Instagram @fagulha_jornal.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Epagri disponibiliza livro de receitas preparadas por extensionistas sociais

Está disponível para livre download no site da Epagri o livro “Alimentação, afetividades e aprendizados no cotidiano extensionista”. É só clicar aqui para baixar a obra, que reúne receitas coletadas pelas extensionistas sociais da Epagri em suas experiências profissionais ou pessoais.  A Epagri realiza um trabalho histórico com alimentação, promovido pela extensão social, com início que remonta […]

Perto da volta às aulas, Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação

A menos de 15 dias do início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda aos pais e responsáveis a colocarem em dia a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes como forma de garantir proteção. A volta às aulas é caracterizada pelo aumento da circulação de viroses entre as crianças e […]

Cidades da Região Sul contam com o método Wolbachia no controle do Aedes aegypti

A nova tecnologia é comprovadamente eficaz e, quando aliada à atuação contínua da população na prevenção, apresenta resultados significativos na redução das arboviroses Na região Sul do Brasil, as cidades de Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, estão entre as pioneiras na adoção do método Wolbachia para combater a proliferação do Aedes aegypti, […]