Curso de Filosofia da Unespar lança o jornal Fagulha » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Curso de Filosofia da Unespar lança o jornal Fagulha


29 de agosto de 2024

Com o objetivo de promover o intercâmbio e a circulação de textos filosóficos, o curso de Filosofia do campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) lançou, no Dia do(a) Filósofo(a), em 16 de agosto, o jornal Fagulha.

Imagens: Divulgação

A publicação é fruto de um esforço coletivo de uma equipe editorial composta por 21 pessoas, incluindo dois docentes, 13 discentes de Filosofia, uma aluna de Direito e cinco egressos que hoje atuam como professores de Filosofia na Rede Básica de Ensino em União da Vitória, Canoinhas, Caçador e São Paulo.

Segundo o coordenador do projeto, Prof. Dr. Thiago David Stadler, alguns dos integrantes são bolsistas dos programas Pibex e Pibis, que estão ligados à extensão universitária. A distribuição do jornal é feita em escolas, bibliotecas, nas ruas de várias cidades e em outras instituições públicas, ampliando o acesso à filosofia.

“O Fagulha está disponível em formato impresso, e a primeira edição teve uma tiragem de 500 cópias. Devido ao sucesso, em breve lançaremos mais 500 exemplares da primeira edição, além das 1000 cópias da segunda edição, cujo lançamento está previsto para 13 de setembro. O jornal físico terá periodicidade mensal, enquanto as redes sociais serão atualizadas semanalmente com conteúdos relacionados ao jornal e novas postagens”, explicou, acrescentando: “Importante destacar que a impressão da primeira edição foi realizada no Rio Grande do Sul, por um ex-aluno do curso, Tiago, que possui uma editora anárquica chamada Monstro dos Mares (@monstrodosmares @badernajaime)”.

Editorias

O Fagulha conta com oito colunas: 1) Para que serve a filosofia?; 2) Você conhece?; 3) Olhar popular; 4) Política em debate; 5) Filosofinhos(as); 6) Labirinto; 7) Filosofia ilustrada e 8) Arruaça. É possível conferir uma breve descrição de cada coluna no Instagram oficial do jornal, @fagulha_jornal. 

“Destacamos que a coluna ‘Arruaça’ é aberta à comunidade externa. Quem quiser contribuir com poemas, contos, relatos culturais, tradições locais ou outras manifestações artísticas pode nos enviar uma mensagem direta ou nos encontrar pelos corredores da universidade ou nas ruas”, convidou o professor.

Entre os objetivos do jornal Fagulha estão o estímulo à leitura, o incentivo ao debate e à escrita de textos filosóficos pelos(as) acadêmicos(as), a promoção da criatividade no design da publicação e a abertura ao diálogo com a comunidade. “Aliás, o mascote do jornal, um sátiro contemporâneo chamado Fagulha, foi desenhado pelo aluno Levi Tyler”, finalizou.

Para mais informações, é possível entrar em contato com a equipe pelo Instagram @fagulha_jornal.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Celesc alerta para os perigos na rede elétrica e dá dicas de segurança no Dia das Crianças

Neste Dia das Crianças, a Celesc reforça a importância de redobrar os cuidados com a rede elétrica e com os perigos com a energia para garantir um ambiente seguro e livre de riscos para os pequenos. Com o aumento do uso de aparelhos eletrônicos e brincadeiras em casa, é essencial que pais e responsáveis estejam […]

Polícia Civil de Porto União deflagra operação Cartório fase II

Nessa sexta-feira, 11, a DPCO – Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Porto União, deflagrou a operação “Cartório” fase II, cumprindo mais sete Mandados de Busca e Apressão e quatro de prisões, sendo dois autores localizados e presos na cidade São Paulo. Uma equipe da Polícia Civil de Porto União, deslocou até a cidade […]

Projeto de lei de “contenção de enchentes” passa a ser lei no Paraná

Agora é lei. Novos empreendimentos públicos e privados com áreas impermeabilizadas superiores a 500 m² deverão instalar sistemas de captação e retenção de água. O autor da iniciativa, deputado Arilson Chiorato (PT), afirma que o principal objetivo é evitar enchentes. A matéria, que tem co-autoria do deputado Goura (PDT), foi aprovada pela Assembleia Legislativa no […]