Defesa Animal de União da Vitória divulga dados de atendimentos realizados no ano de 2023 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Defesa Animal de União da Vitória divulga dados de atendimentos realizados no ano de 2023


22 de dezembro de 2023

Ao todo a Defesa Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de União da Vitória realizou mais de 1100 atendimentos e mais de 800 castrações no ano de 2023

O setor de Defesa Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de União da Vitória divulgou os dados referentes ao trabalho realizado no ano de 2023. Ao todo foram realizados mais de 1100 atendimentos entre animais de pequeno porte e equinos, sendo realizadas mais de 800 castrações no período, além de mais de 700 internamentos de animais em clínicas veterinárias. Tendo uma média de quase 100 atendimentos e 70 castrações mensais.

Durante o ano de 2023, foram realizados 1101 atendimentos a animais de pequeno porte sendo contabilizados neste número às denúncias que o setor recebeu, já de equinos o número chegou a 69 atendimentos.

Com relação às castrações, foram realizados um total de 850 procedimentos, sendo esse serviço prestado pelas clínicas veterinárias credenciadas e em parceria com o Governo do Estado do Paraná.

As clínicas veterinárias realizaram procedimentos em 708 animais entre janeiro e novembro de 2023, cabe ressaltar, que as clínicas veterinárias são credenciadas junto ao município para realizações de procedimentos e internações de animais. A Prefeitura de União da Vitória teve um custo junto às clínicas veterinárias credenciadas no total de R$ 709 988,00 no ano.

Em parceria com o IAT (Instituto Água e Terra do Paraná) durante o período de Cheia do Rio Iguaçu foram realizados 230 atendimentos de animais que ficaram abandonados ou ainda que sofreram algum tipo de acidente.

Para o ano de 2024, o Setor de Defesa Animal planeja a abertura do Centro de Atendimento Provisório de Animais em Situação Emergencial (CAPASE), espaço que servirá para a realização de pequenos procedimentos como: retirada de espinho de ouriço, retirada de miíase, sutura de lacerações, hidratação de animais, suplementação, curativos e medicações. O espaço para o Centro de Atendimento já está pronto, aguardando apenas a chegada dos equipamentos para que o local possa entrar em funcionamento.

Com a abertura do CAPASE muitos procedimentos que hoje são realizados nas clínicas veterinárias credenciadas, serão feitos no Centro de Atendimento que ficará localizado no antigo parque de exposições Jaime Ernesto Bertaso na BR 153.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


ACAERT e Uvesc firmam parceria para divulgar a atuação dos legislativos municipais

Iniciativa visa aproximar as duas entidades em prol da sociedade catarinense A ACAERT e a Federação das Câmaras Municipais de Santa Catarina- Uvesc firmaram na tarde desta quinta-feira (10), na Câmara de Vereadores de Chapecó, uma parceria inédita com o objetivo de ampliar a visibilidade dos legislativos municipais no estado. Assinaram a parceria os presidentes […]

Socioeducação com resultado: o exemplo do Paraná que o Brasil deveria seguir

Num Brasil que ainda reluta em discutir a socioeducação com a seriedade que o tema exige, o Estado do Paraná tem mostrado que é possível fazer diferente. Ontem, em Piraquara, foi inaugurada mais uma unidade socioeducativa, agora na Unidade São Francisco, resultado de uma união de esforços entre o Governo do Estado, o Judiciário e, […]

Reunião pública debate situação da BR-476 entre União da Vitória e São Mateus do Sul

Na noite desta quarta-feira (09) foi realizada uma importante reunião promovida pela Cacesul que discutiu sobre a situação da rodovia BR-476, entre os municípios de São Mateus do Sul e União da Vitória; A reunião contou com a participação da sociedade civil organizada, bem como de prefeitos e demais lideranças regionais. Todos estiveram reunidos na […]