Defesa Animal de União da Vitória divulga dados de atendimentos realizados no ano de 2023 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Defesa Animal de União da Vitória divulga dados de atendimentos realizados no ano de 2023


22 de dezembro de 2023

Ao todo a Defesa Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de União da Vitória realizou mais de 1100 atendimentos e mais de 800 castrações no ano de 2023

O setor de Defesa Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de União da Vitória divulgou os dados referentes ao trabalho realizado no ano de 2023. Ao todo foram realizados mais de 1100 atendimentos entre animais de pequeno porte e equinos, sendo realizadas mais de 800 castrações no período, além de mais de 700 internamentos de animais em clínicas veterinárias. Tendo uma média de quase 100 atendimentos e 70 castrações mensais.

Durante o ano de 2023, foram realizados 1101 atendimentos a animais de pequeno porte sendo contabilizados neste número às denúncias que o setor recebeu, já de equinos o número chegou a 69 atendimentos.

Com relação às castrações, foram realizados um total de 850 procedimentos, sendo esse serviço prestado pelas clínicas veterinárias credenciadas e em parceria com o Governo do Estado do Paraná.

As clínicas veterinárias realizaram procedimentos em 708 animais entre janeiro e novembro de 2023, cabe ressaltar, que as clínicas veterinárias são credenciadas junto ao município para realizações de procedimentos e internações de animais. A Prefeitura de União da Vitória teve um custo junto às clínicas veterinárias credenciadas no total de R$ 709 988,00 no ano.

Em parceria com o IAT (Instituto Água e Terra do Paraná) durante o período de Cheia do Rio Iguaçu foram realizados 230 atendimentos de animais que ficaram abandonados ou ainda que sofreram algum tipo de acidente.

Para o ano de 2024, o Setor de Defesa Animal planeja a abertura do Centro de Atendimento Provisório de Animais em Situação Emergencial (CAPASE), espaço que servirá para a realização de pequenos procedimentos como: retirada de espinho de ouriço, retirada de miíase, sutura de lacerações, hidratação de animais, suplementação, curativos e medicações. O espaço para o Centro de Atendimento já está pronto, aguardando apenas a chegada dos equipamentos para que o local possa entrar em funcionamento.

Com a abertura do CAPASE muitos procedimentos que hoje são realizados nas clínicas veterinárias credenciadas, serão feitos no Centro de Atendimento que ficará localizado no antigo parque de exposições Jaime Ernesto Bertaso na BR 153.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Epagri disponibiliza livro de receitas preparadas por extensionistas sociais

Está disponível para livre download no site da Epagri o livro “Alimentação, afetividades e aprendizados no cotidiano extensionista”. É só clicar aqui para baixar a obra, que reúne receitas coletadas pelas extensionistas sociais da Epagri em suas experiências profissionais ou pessoais.  A Epagri realiza um trabalho histórico com alimentação, promovido pela extensão social, com início que remonta […]

Perto da volta às aulas, Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação

A menos de 15 dias do início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda aos pais e responsáveis a colocarem em dia a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes como forma de garantir proteção. A volta às aulas é caracterizada pelo aumento da circulação de viroses entre as crianças e […]

Cidades da Região Sul contam com o método Wolbachia no controle do Aedes aegypti

A nova tecnologia é comprovadamente eficaz e, quando aliada à atuação contínua da população na prevenção, apresenta resultados significativos na redução das arboviroses Na região Sul do Brasil, as cidades de Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, estão entre as pioneiras na adoção do método Wolbachia para combater a proliferação do Aedes aegypti, […]