Deputada Geovania de Sá é eleita para a Mesa Diretora na Câmara Federal » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Deputada Geovania de Sá é eleita para a Mesa Diretora na Câmara Federal


26 de maio de 2022

A deputada federal Geovania de Sá foi eleita nesta quarta-feira, 25, como titular da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Agora ela está entre as sete representantes titulares. É a segunda vez que a parlamentar conquista uma vaga entre os 11 responsáveis pela direção da casa legislativa, ambas oportunidades no atual mandato. A representante catarinense em Brasília vai ocupar a função de terceira secretária até o final da 56ª legislatura da Câmara Federal. Ela é apenas a terceira mulher a alcançar a vaga.

Anteriormente, Geovania havia sido eleita no biênio 2019-2020 para compor o cargo de segunda suplente de secretário. “É uma satisfação imensa ser a primeira mulher catarinense a ser escolhida para o cargo de terceira secretária da Câmara Federal. Ser designada para uma das principais cadeiras da Mesa Diretora é um reconhecimento pelo trabalho que estamos desempenhando nesses anos aqui na Casa. Assim como já fizemos com os trabalhos legislativos, vamos fazer nosso melhor com os serviços administrativos”, comentou a deputada federal.

Como terceira secretária da Mesa Diretora, Geovania terá como principais atribuições examinar requerimentos de licença e justificativa de faltas, encaminhando a decisão aqueles que constituírem casos omissos e autorizar previamente o reembolso das despesas com passagens aéreas, em interesse do mandato parlamentar, no caso de afastamento do território nacional. A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados dirige os trabalhos legislativos e administrativos da instituição. A equipe é composta pelo presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários, além de quatro suplentes. São 11 os eleitos entre os 513 deputados federais.

Quando suplente da segunda secretaria, a parlamentar constantemente presidia as sessões deliberativas no Plenário da Câmara dos Deputados, o que continuou ocorrendo mesmo após deixar a função. Seu trabalho foi reconhecido pelos colegas de partido, o que levou a ser indicada pelo PSDB, detentor da vaga, por unanimidade ao cargo de terceira secretária. Nesta quarta-feira, em eleição convocada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, Geovania foi eleita por votação exclusivamente presencial na sessão do Plenário.

“Assumir essa secretaria é uma grande responsabilidade, pois tem funções fundamentais para o andamento dos trabalhos da Câmara. Estou honrada também pelo apoio irrestrito do PSDB e da bancada tucana em me indicar para a vaga. Em nome do líder, Adolfo Viana, gostaria de agradecer a todos pela confiança. Sempre estarei à disposição para trabalhar pela nossa nação, agora também com a incumbência de mais essa missão”, ressaltou Geovania.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Impacto da pandemia reduziu salários em 2020, aponta IBGE

O primeiro ano da pandemia fez os salários pagos pelas empresas brasileiras cair em 2020, de acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados no mês de junho. A média mensal paga foi de R$ 3.043,81, que representa uma redução de 3% em valores reais na comparação com 2019. O […]

Polícia Militar de Porto União desencadeia Operação Narcos

Na noite dessa sexta-feira, 30, a Policia Militar de Porto União realizou a Operação Narcos Brasil. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação está sendo realizada em todas as unidades da federação. O objetivo é realizar ações preventivas, ostensivas e repressivas de combate ao tráfico de drogas por meio de abordagens, […]

TSE: doações por Pix para campanhas serão apenas com CPF como chave

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou ontem (1º) que somente pessoas físicas que cadastrarem o CPF como chave Pix podem fazer doações para campanhas eleitorais nas eleições de outubro.  Em maio, o tribunal autorizou as doações por meio do sistema de pagamento instantâneo do Banco Central. O caso foi decidido a partir de uma consulta feita pelo […]