Deputados aprovam admissibilidade da PEC do Universidade Gratuita em Santa Catarina » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Deputados aprovam admissibilidade da PEC do Universidade Gratuita em Santa Catarina


28 de junho de 2023

Foto: Bruno Collaço/Agência AL

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, na sessão desta terça-feira, 27, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2023, de autoria do Poder Executivo, que viabiliza a implantação do Programa Universidade Gratuita. Com a decisão, a matéria retorna para as comissões para análise do mérito.

A PEC revoga os artigos 47, 48 e 49 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição estadual. Na exposição de motivos que acompanha a PEC, o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, explica que a matéria visa dar sustentação legal ao programa idealizado pelo governo do Estado para a concessão de 75 mil vagas a estudantes carentes nas instituições de ensino superior do estado.

Além da PEC, a implantação do programa também depende da aprovação de outros dois projetos, já em análise na Assembleia Legislativa: o Projeto de Lei Complementar (PLC) 13/2023 e o Projeto de Lei (PL) 162/2023. As três matérias tramitam de forma conjunta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na Comissão de Finanças e Tributação e na Comissão de Educação, Cultura e Desporto. A expectativa é que elas sejam votadas em plenário ainda na primeira quinzena de julho.

Aprovações

Além da PEC, o Plenário aprovou cinco projetos de lei (PLs), todos de autoria parlamentar. Duas propostas tratam da concessão do título de utilidade pública.

Já o PL 213/2020, da deputada Paulinha (Podemos), dispõe sobre condutas proibidas aos agentes políticos e administrativos do Estado de Santa Catarina. Ele proíbe que servidores e agentes políticos se cadastrem para receber recursos de programas do governo federal de auxílio ou complementação de renda. A punição para o descumprimento vai desde a exoneração ao afastamento imediato sem remuneração para investigação administrativa.

O PL 265/2022, do deputado Pepê Collaço (PP), inclui municípios do Sul do estado na Rota das Estâncias Termais e Climáticas de Santa Catarina, aprovada pela Alesc em 2016. Por fim, o PL 51/2023, do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), institui o mês Março Azul em Santa Catarina para conscientização e prevenção do câncer de intestino.

Os PLs aprovados nesta terça passarão pela votação da Redação Final antes de seguirem para análise do Poder Executivo.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Celesc abre concurso para níveis médio, técnico e superior com salários de até R$ 11,2 mil

A Celesc lançou nesta terça-feira (30) o edital de concurso com vagas de níveis médio, técnico e superior. O certame visa ao preenchimento de duas vagas de analista de sistemas e a formação de cadastro de reserva para o chamamento dos aprovados conforme haja necessidade, enquanto o concurso tiver validade. As funções têm cargas horárias […]

Tempo em SC: previsão indica maio com chuva acima da média

Instabilidade volta a ganhar força entre quinta e sexta-feira As primeiras semanas de maio serão marcadas por chuva frequente em Santa Catarina. De acordo com a equipe de Meteorologia da Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), as chuvas e os temporais têm início neste final de semana e começo de maio, tendo maior concentração […]

Bazar Maria das Vitórias tem início na próxima sexta-feira em Porto União

O bazar acontece no Pavilhão da Igreja Matriz de Porto União No próximo final de semana tem início o Bazar Maria das Vitórias, no pavilhão da Igreja Matriz Nossa Senhora das Vitórias de Porto União. O bazar acontece a partir da sexta-feira, 03, das 14h às 19h. Já no sábado, 04, será das 09h às […]