Detran-PR passa a aceitar PIX em todas as guias de pagamento » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Detran-PR passa a aceitar PIX em todas as guias de pagamento


28 de junho de 2022

Foto: Geraldo Bubniak./AEN

A partir desta terça-feira (28), o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) passou a disponibilizar a opção de pagamento de todas as guias relacionadas a veículos, habilitação e infrações pelo PIX. Esta modalidade de pagamento iniciou a fase de testes no dia 13 deste mês e já estava disponível também nas guias do licenciamento e dos serviços de veículos.

Agora, com todas as guias disponíveis, o processo torna-se mais rápido e fácil para a população, pois possibilita o pagamento via celular, que pode ser realizado a qualquer momento, de qualquer banco, por meio do QR Code ou do código numérico. A adequação do pagamento por PIX foi desenvolvida em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e o Banco do Brasil.

O diretor-geral do Detran, Adriano Furtado, aponta a nova forma de pagamento como mais uma das modernizações do departamento. “O Detran segue essa diretriz de descomplicar e desburocratizar os processos e o pagamento via PIX era uma necessidade para facilitar a vida do cidadão paranaense”, afirma.

Veja abaixo todas as guias que estão disponíveis para esse tipo de pagamento:

VEÍCULOS – primeiro emplacamento; aquisição de veículo; aquisição de veículo com troca de município; 2ª via do CRV; alteração de dados; mudança de município; baixa do veículo; registro de outro estado; reativação de veículo; certidão de registro do veículo; concessão da placa de experiência; renovação da placa de experiência; certidões; autorização para alteração de características; autorização para remarcação de chassi; vistoria; licença de para-brisa; liberação de veículo; autorização pala confecção de placa; cópia de documento existente em processo; autorização para gravação de chassi; solicitação para confecção de plaqueta; baixa da placa de experiência; cancelamento da comunicação de venda; gravação de motor; autorização prévia para CSV; autorização para transporte escolar; e cadastramento de veículo.

HABILITAÇÃO – primeira habilitação; emissão de CNH definitiva; renovação de CNH; segunda via da CNH; alteração de categoria; alteração de categoria do exterior; reabilitação de permissionário; reabilitação de condutor; registro de CNH; registro de processo de outra UF; histórico do condutor; psicopedagógico; registro de estrangeiro; PID; autorizar processos; cursos de capacitação; e segunda via do laudo especial.

INFRAÇÕES – guias de infrações geradas dentro do Extrato de Veículos no portal do Detran, ou seja, somente as multas impostas e obrigatórias vinculadas ao licenciamento de veículos e que impedem o veículo de ser licenciado, caso não sejam pagas. 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Mega-Sena deste sábado paga prêmio de R$ 57 milhões

O Concurso 2.543 da Mega-Sena, que será sorteado hoje (26) à noite em São Paulo, pagará o prêmio de R$ 57 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será feito às 20h no Espaço da Sorte, em São Paulo. Ninguém acertou as seis dezenas no último concurso, realizado quinta-feira (24) e o prêmio […]

Aneel anuncia bandeira tarifária verde para dezembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciouontem (25) a manutenção da bandeira tarifária verde no mês de dezembro para as contas de luz dos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com isso, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo oitavo mês seguido. A justificativa da agência é que as condições de […]

Teor de biodiesel no diesel continuará em 10% até 31 de março

De 1º de janeiro a 31 de março, a mistura de biodiesel no diesel continuará em 10%. A medida foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que aprovou parcialmente resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicada na última segunda-feira (21). Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que a medida traz previsibilidade e segurança […]