Dia do Estudante: Santa Catarina tem mais de 520 mil estudantes na rede pública de ensino » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Dia do Estudante: Santa Catarina tem mais de 520 mil estudantes na rede pública de ensino


11 de agosto de 2023

Fotos: Jota Monteiro – ASCOM/SED

“O que eu mais gosto na escola é que quando eu venho eu posso ver meus amigos e aprender coisas novas, não só conteúdo, mas coisas que eu levo pra vida, pra minha casa e pra minha família”. É assim que a estudante Maria Clara Candançan Gomes, do sexto ano do ensino fundamental, define seu dia a dia na EEB Irineu Bornhausen, de Florianópolis. Ao todo, Santa Catarina tem mais de 525 mil estudantes, divididos em 1053 escolas do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos.

O dia do Estudante é comemorado nacionalmente no dia 11 de agosto. nesta sexta-feira. A data é comemorada desde 1827, quando Dom Pedro I autorizou a criação de duas faculdades no Brasil. Para celebrar a data, algumas escolas catarinenses estão realizando programações especiais com atividades lúdicas para os estudantes.

No segundo ano do ensino fundamental, Maria Eduarda da Silva Machado já tem uma disciplina favorita, português. Quando crescer, sonha em ser cantora. “Eu gosto da professora, dos diretores, dos alunos e dos auxiliares porque eles são legais e ajudam as crianças a ter mais aprendizado e a melhorar seu comportamento”, define ela sobre a escola.

O Governo do Estado está implementando diversas medidas para melhorar a qualidade de ensino dos estudantes, desde melhorias de infraestrutura nas escolas, quanto a valorização do quadro profissional e melhorias pedagógicas. As medidas também incluem o fomento à participação das famílias no dia a dia da escola, impactando toda a comunidade escolar.

“Desde o início do ano, realizamos a escuta ativa e sensível de profissionais da educação, estudantes e famílias. Nosso objetivo é nos aproximarmos cada vez mais para poder identificar as principais dificuldades e planejar melhorias. Estamos adequando o currículo do Novo Ensino Médio, por exemplo, à realidade das nossas escolas e dos estudantes e, em parceria com os municípios, intensificando a alfabetização no processo de ensino e aprendizagem. Fizemos uma parceria com a Celesc e a Acafe para melhorar a rede elétrica de mais de 700 escolas e muito mais”, destaca a Secretária Adjunta da Educação, Patrícia Lueders.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBF anuncia que jogos do Brasileiro retornam no dia 1º de junho

A Confederação Brasileira de Futebol anunciou na noite desta terça-feira (21) a data de retomada das partidas da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol masculino, que foi interrompido por causa das consequências das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o dia 26 de abril. A competição será reiniciada no dia […]

Viatura blindada do Batalhão de Porto União abre caminhos no RS

A viatura blindada especial de engenharia do 5° Batalhão de Engenharia e Combate Blindado está sendo uma grande ajuda para as famílias do Rio Grande do Sul. A viatura está realizando a desobstrução de muitas vias no Vale do Taquari e ampliando as possibilidades de locomoção da população afetada pela catástrofe no estado gaúcho. O […]

Pavimentação em Matos Costa

Na tarde de terça-feira, 21, foi assinada e entregue a ordem de serviço para a empresa ENGEMASS ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA, tendo como objeto a execução de terraplenagem, drenagem pluvial e pavimentação asfáltica, meio fio e sinalização, na Rua Tereza Cristina, trecho1 e 2, uma área de 1.770 metros quadrados, entre a Rodoviária de Matos […]