Disfunção Hormonal » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Disfunção Hormonal


2 de outubro de 2025

Imagem de reprodução

Um problema de saúde bastante comum é a disfunção hormonal, causada pelo aumento ou pela diminuição da produção de algum hormônio, o que afeta o bom funcionamento do organismo e requer tratamento.


Um bom exemplo é a queda na produção de insulina pelo pâncreas, que leva ao diabetes.
Outro exemplo são os hormônios da tireoide que, quando em falta, causam o hipotireoidismo, com cansaço excessivo, aumento de peso e sintomas de depressão; mas quando produzidos em excesso, causam o hipertireoidismo – que gera irritação, insônia, perda de peso, entre outros sintomas, podendo até ocasionar nódulos na tireoide.


As disfunções hormonais podem se manifestar de várias formas e afetam tanto homens quanto mulheres.
Nas mulheres, a mais conhecida é a Menopausa, a redução na produção de estrógeno, que marca o fim da menstruação e da fase reprodutiva, causando ondas de calor e batimentos cardíacos acelerados entre outros sintomas.


Também a Síndrome dos ovários policísticos, quando há testosterona em excesso no organismo feminino, gera a produção de cistos nos ovários, causando acne, irregularidade da menstruação e até infertilidade.
Nos homens, a andropausa é a redução da testosterona, que causa disfunção erétil, diminuição da força física e da massa muscular, entre outros sintomas.


Alguns sinais comuns a vários tipos de disfunção hormonal, são a queda de cabelo, cansaço excessivo, insônia, perda ou aumento de peso, acne, menstruação irregular e infertilidade.


A disfunção hormonal pode ser natural — como a menopausa e a andropausa, causadas pela idade — ou desencadeada por maus hábitos como sono de má qualidade; estresse; obesidade; má alimentação, sedentarismo e excesso de álcool.


O tratamento pode ser por reposição hormonal ou mudanças no estilo de vida e deverá ser determinado pelo endocrinologista, ginecologista ou urologista, conforme o caso.
O clínico geral poderá indicar o especialista adequado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória lidera geração de empregos, mas mercado de trabalho segue instável na AMSULPAR

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que a recuperação do emprego formal na região da AMSULPAR, ao longo dos últimos cinco anos, ocorreu de forma desigual. Embora haja períodos de avanço no saldo regional, a geração de vagas permanece concentrada em poucos municípios, enquanto cidades menores enfrentam oscilações frequentes e […]

Alunos retornam às aulas na Rede Municipal de Ensino de União da Vitória

Mais de 5,6 mil alunos retornaram às atividades escolares na Rede Municipal de Ensino de União da Vitória. O ano letivo de 2026 começou oficialmente nesta quinta-feira, dia 5, com a volta às aulas de mais de 4,6 mil estudantes, com idades entre 0 e 10 anos, distribuídos em 24 Escolas Municipais e 15 Centros […]

Vestibular UNESPAR/UNIUV vai até dia 18

A Rádio Colmeia recebeu, a visita do representante da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de União da Vitória, Cléris Mauro Schafascek, para a divulgação do Vestibular Especial que oferta cursos de bacharelado recentemente incorporados da extinta Uniuv. Durante a entrevista, o representante destacou que a incorporação dos cursos fortalece ainda mais o ensino […]