DNIT envia corpo técnico para análise de projetos em Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

DNIT envia corpo técnico para análise de projetos em Porto União


10 de março de 2022

Na manhã dessa quarta-feira, 9, os técnicos do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) estiveram no gabinete do prefeito Eliseu Mibach para a discussão de diversos assuntos. O objetivo de Mibach é dar condições para que Porto União se desenvolva e proporcione melhores acessos ligando a rodovia 280 às rodovias 153 e 476. Além disso, a administração municipal tem se empenhado em trabalhar nas melhorias do acesso principal da cidade, da ponte do Pintado até o Batalhão.

Eliseu se comprometeu a fornecer o que for possível pela prefeitura, se o DNIT entender que é possível alargar a pista, desobstruindo o tráfego intenso. O trevo de acesso à Área Industrial já foi uma grande conquista. Além disso, não se trata simplesmente de aumentar a vazão, mas também de investir em um projeto paisagístico com melhorias em passeios, canteiros, jardins e arborização deixando a entrada da cidade tão bonita quanto seu centro.

O Governo do Estado já sinalizou positivamente para a ligação da BR 280 à BR 153 na altura do Posto Cacique. O Estado arcará inclusive com o custo do projeto e as licenças ambientais.

Já para a ligação da 280 à 476 pela Área Industrial, será preciso fazer o estudo de viabilidade com a apresentação de um orçamento aproximado. Assim, de posse do projeto, Eliseu pretende buscar recursos na esfera federal.

O encontro contou com a participação dos empresários da Área Industrial que têm prestado total apoio à administração municipal, bancando inclusive projetos para dar maior agilidade à pavimentação do Guaraú. Eliseu explicou que graças ao bom relacionamento que tem como os deputados e a gestão eficiente de sua equipe, não faltam recursos aos cofres públicos de Porto União. Mas para que alguns projetos saiam do papel com mais agilidade, considerando que estamos em ano eleitoral que impõe algumas restrições, é preciso urgência na tomada de algumas atitudes. Por isso, para evitar o tempo perdido em licitações, alguns empresários da Área Industrial se ofereceram para bancar o projeto de pavimentação do acesso a BR 280 pelo Guaraú, dando acesso pavimentado inclusive ao aeroporto de Porto União. Os técnicos da empresa Engimetria já estão fazendo a sondagem de solo para a construção do projeto que deverá ser entregue na próxima semana.

Em sua fala final, Eliseu explicou aos técnicos do DNIT e aos demais presentes que “por muito tempo Porto União foi vista como o fim do Estado. Mas nós entendemos que aqui não é o final e sim a entrada de Santa Catarina”.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]