Do Paraná para os EUA: jovem quer mudar a história da família no Ganhando o Mundo Agrícola » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Do Paraná para os EUA: jovem quer mudar a história da família no Ganhando o Mundo Agrícola


6 de dezembro de 2024

Ganhando o Mundo: de São João do Triunfo para os Estados Unidos. Foto: Ricardo Ribeiro/AEN

Vinicius Stukowski Camargo, de 16 anos, já está acostumado a enfrentar desafios. Aluno dedicado do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola de São Mateus do Sul, ele viveu uma reviravolta em sua vida desde que ingressou na unidade, no início de 2024. Morador da zona rural de São João do Triunfo, nos Campos Gerais, uma pequena cidade vizinha, Vinicius passa a semana no colégio agrícola a fim de aproveitar ao máximo a formação prática e técnica. A decisão de estudar longe de casa, com apenas as visitas de fim de semana, foi uma transformação significativa para o jovem e sua família, que vive de maneira simples em uma casa cedida, onde cultivam hortaliças e frutas para consumo próprio.

A oportunidade de aprofundar os conhecimentos agrícolas que recebe na unidade de São Mateus do Sul em outro país parecia algo distante para Vinicius, ainda se acostumando com a vida a poucos quilômetros de casa, mas isso vai se tornar realidade em breve. Ele é um dos 100 alunos de colégios agrícolas do Paraná selecionados para o programa Ganhando o Mundo Agrícola, em sua primeira edição, direcionada exclusivamente a estudantes de formação agrícola.

“Eu não acreditava que ia ganhar, sair de um país para outro, sair do mato, de São João do Triunfo para ir para os Estados Unidos. Nunca imaginei”, diz o estudante. A previsão de embarque é no segundo semestre de 2025.

Com o Ganhando o Mundo Agrícola, Vinicius passará quatro meses em um colégio agrícola nos Estados Unidos, no estado de Iowa, onde terá a chance de vivenciar uma troca de experiências prática e enriquecedora, que pode transformar seu futuro e de sua família. O estado foi escolhido após uma visita do governador Carlos Massa Ratinho Junior a autoridades locais.

“Sempre gostei de lidar com a terra, de agricultura, e ajudar meus pais na roça. Essa oportunidade vai melhorar meu inglês e vou conseguir um emprego melhor no futuro com esse certificado no currículo”, planeja.

DEDICAÇÃO – O gosto pelo aprendizado e a dedicação nos estudos foram fundamentais para Vinicius conquistar essa oportunidade. No primeiro ano no Centro Agrícola, ele se destacou ao participar do Festival Internacional de Cinema de São Mateus do Sul, onde apresentou um curta-metragem de sua autoria e levou o primeiro lugar. Como prêmio, recebeu um certificado e um curso completo de inglês, ferramentas que foram essenciais para ajudá-lo a alcançar a bolsa para o Ganhando o Mundo Agrícola.

A professora de inglês do Centro Agrícola, Dagmara de Santana Skalski, que o incentivou a concorrer a uma das vagas do Ganhando o Mundo, reconheceu o potencial de Vinicius desde os primeiros meses de aula. Com mais de três décadas de experiência docente, Dagmara conta que o comprometimento do estudante e sua vontade de aprender chamaram sua atenção.

“O Vinicius é um aluno quietinho e reservado, mas percebi o seu potencial e incentivei que ele fizesse o Inglês Paraná, já que os certificados contavam para o processo seletivo do Ganhando o Mundo. Quando fui ver, ele já estava com vários. É um orgulho para a gente, mas o mérito é dele que correu atrás”, diz.

O Inglês Paraná é um programa do Governo do Paraná que oferece um curso online completo de Língua Inglesa para alunos e professores da rede estadual de educação.

FAMÍLIA – Vinicius é tímido, mas extremamente esforçado. O que aprende no colégio agrícola leva de volta para a casa, ajudando a melhorar o cultivo da pequena horta da família. Ao lado dos pais, que trabalham de forma informal no campo, e de irmãos gêmeos de 12 anos, ele acredita que o conhecimento prático que adquirirá nos Estados Unidos poderá contribuir de forma significativa para a sua formação profissional e também para a vida de todos em sua comunidade.

A mãe de Vinícius, Rosângela Stukowski, não esconde o orgulho do filho mais velho. “Ele nunca me deu trabalho, vai bem na escola e nunca gostou de faltar. Quando saiu o resultado, eu chorei, na nossa vida nunca imaginei essa chance. Eu espero que ele consiga um emprego melhor para não sofrer igual a gente sofre na lavoura trabalhando por dia, porque não é fácil”, diz.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Economia de Santa Catarina é a que mais cresce entre os estados do Sul e Sudeste

A economia de Santa Catarina cresceu 5,6% entre janeiro e novembro de 2024, o maior percentual entre estados do Sul e do Sudeste e bem acima da média nacional de 3,8%. O desempenho positivo foi divulgado pelo Banco Central nesta quarta-feira, 22, por meio do índice de atividade econômica (IBCR), ou seja, uma prévia do […]

Calendário do IPVA 2025: vencimento para veículos com final 1 e 2 é nesta sexta

Começa nesta sexta-feira (24) o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 para veículos com final de placa 1 e 2. Este é o prazo máximo tanto para efetuar o pagamento em parcela única com desconto de 6%, quanto para optar pelo parcelamento em cinco vezes sem juros. […]

Epagri disponibiliza livro de receitas preparadas por extensionistas sociais

Está disponível para livre download no site da Epagri o livro “Alimentação, afetividades e aprendizados no cotidiano extensionista”. É só clicar aqui para baixar a obra, que reúne receitas coletadas pelas extensionistas sociais da Epagri em suas experiências profissionais ou pessoais.  A Epagri realiza um trabalho histórico com alimentação, promovido pela extensão social, com início que remonta […]