Doação do Imposto de Renda pode beneficiar crianças e adolescentes no Paraná » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Doação do Imposto de Renda pode beneficiar crianças e adolescentes no Paraná


18 de março de 2024

Foto: Aliocha Maurício/SEDS

Começou nesta sexta-feira (15) e segue até o dia 31 de maio o prazo para a entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Física. Essa também é uma oportunidade para que milhares de crianças e adolescentes do Paraná possam ser beneficiadas por meio de projetos sociais, por meio das doações do IR. Em 2023, foi destinado R$ 1.159.397,97 ao Fundo Estadual da Infância e Adolescência (FIA), por meio de deduções.

Para participar, basta o contribuinte optar pela declaração do Imposto de Renda no modelo completo e escolher uma das opções de destinação disponíveis, como os fundos municipais e estadual setoriais. O processo é simples e pode ser realizado diretamente durante a declaração. 

Todo o recurso voltado para o FIA fica sob gestão do Conselho Estadual da Criança e Adolescente (CEDCA), que delibera e destina o dinheiro a partir de projetos apresentados pelas organizações sociais. Ele é composto por integrantes da Secretaria estadual do Desenvolvimento Social e Família e da sociedade civil. A população pode acompanhar todas as etapas para a utilização dos valores, por meio das reuniões do CEDCA, que acontecem mensalmente e são transmitidas pelo canal da SEDEF.

Para o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, essa é uma oportunidade de mudança de vida para muitas crianças e adolescentes. “Muitos projetos sociais só acontecem graças a esses recursos. Tive a oportunidade de conhecer muitos deles. Cuidar das crianças não tem preço”, destacou.

Segundo a coordenadora de Políticas Públicas da Criança e Adolescente e presidente do CEDCA, Juliana Sabbag, a sociedade pode e deve fiscalizar a aplicação dos recursos destinados. “Podemos destinar recursos para projetos que conhecemos, que estão perto de nós. São diversas instituições, banco de projetos, que podem receber essas doações, depois é possível fazer visitas nesses locais e ver como o recurso foi destinado”, explicou.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Acidente na rua Professora Amazília: moto e carro colidem no centro de União da Vitória

Por volta das 19h50min desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de União da Vitória foi acionado para prestar atendimento em um acidente de trânsito na Rua Professora Amazília, área central. No local ocorreu uma colisão envolvendo um veículo VW Fox branco e uma moto Honda Biz lilás, ambos com placas Mercosul, sendo que deste […]

Acidente de trânsito na rotatória da Tirol deixa motociclista ferida em Porto União

Por volta das 18 horas e 20 minutos desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para atender um acidente de trânsito na Avenida dos Ferroviários, no trecho conhecido como Rotatória da Tirol. No local, um veículo Raffae V e uma moto Honda Bis 125 colidiram, resultando em ferimentos na condutora […]

Acidente na BR-476 em Paula Freitas: Caminhão Carregado de Areia Tomba

Na tarde desta quinta-feira (11), um caminhão Volvo com placas de Marmeleiro/PR, tombou na BR-476, na Colônia Luzia, em Paula Freitas, próximo à Revestical. O veículo estava carregado de areia. O motorista, um homem de 40 anos, sofreu ferimentos moderados e foi encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi […]