Rádio Colmeia Dr. Ary Carneiro Junior participa da sexta sessão da Câmara de Vereadores de União da Vitória » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Dr. Ary Carneiro Junior participa da sexta sessão da Câmara de Vereadores de União da Vitória


16 de março de 2021

A sexta sessão da Câmara de Vereadores de União da Vitória, realizada na noite dessa segunda-feira, 15, contou com a presença do ex secretário de Saúde, Dr. Ary Carneiro Junior que falou sobre o atual momento de pandemia da Covid-19 e o protocolo instruído para a linha de frente no combate ao vírus na área de saúde, junto ao formato do seu trabalho em sua gestão como secretário.

Imagens: Câmara de Vereadores de União da Vitória

Com 44 anos de profissão, enfrentou a H1N1, H3N2 e Influenza A explicando que todos os vírus sofrem mutação pois cada indivíduo tem seu próprio sistema imunológico. Defendeu o tratamento precoce que foi o carro chefe do protocolo em sua gestão, salvo em casos de pacientes com problemas cardíacos. O tratamento precoce, que também foi chamado por Kit Covid, inclui os medicamentos Cloroquina ou Hidroxicloroquina (recebido de uma Farmácia de Manipulação), antiviral, Azitromicina e sulfato de zinco.

O tratamento de protocolo instruído aos médicos respeitando sua não prescrição, porém instruídos da mesma forma no oferecimento do Município ao paciente. Até dezembro de 2020 os pacientes com suspeitas de Covid-19 eram todos encaminhados à UPA e recebiam ao sinal de suspeita da doença o tratamento precoce do protocolo citado, os quais o Dr. Ary salienta não haver letalidade a pacientes não cardíacos, visto que a Cloroquina é medicamento de uso constante para pacientes com problemas como artrite reumatoide e lúpus, tendo sido também utilizada há muitos anos no tratamento da malária.

No caso da Covid-19 o medicamento é administrado por apenas cinco dias, ou seja não oferece risco, e sim salva vidas, no período onde a droga age de forma a permitir a doença agir com menor intensidade no organismo, sendo a única diferença os pacientes que utilizam tais medicamentos, é tornar o vírus mais brando.

Explicou que a ação do medicamento na fase inicial da doença é atenuar o vírus, dificultando a entrada do mesmo na célula, protegendo-a de forma a prevenir a inflamação. O formato do trabalho do Dr. Ary Carneiro junto ao protocolo até 31 de dezembro foi utilizado sem lotar leitos e enfermarias no Município com 3699 coletas de exames e 9 óbitos, 3 vezes mais que hoje no mês de março onde estamos com 36 óbitos.

O exemplo do tratamento precoce vem sendo adotado por diversas Cidades próximas. Dr. Ary salientou ainda a respeito da responsabilidade e obrigação para com referência aos equipamentos necessários para o tratamento do Covid-19 ser do Estado e lembrou que o sintoma mais marcante do Covid-19 é a dor de cabeça seguida por outros sintomas.

Diversos Vereadores agradeceram e fizeram perguntas ao Dr. Ary, entre eles o Presidente Cordovan de Melo Neto (PP) e a Vice-Presidente Alandra Roveda (PL) que comentou que fez uso do tratamento precoce e também da Invermectina. Dr. Ary enfatizou que entre as recomendações o que resolve, até todos serem vacinados, são os métodos de cuidados, distanciamento social, máscara, higienização constante das mãos. O tratamento precoce não finaliza o vírus, apenas ajuda a amenizar seu formato no organismo.

Também fez uso do grande expediente o Vereador José Pedro Walck (PSDB) em agradecimento ao Deputado Estadual Líder do Governo na ALEP, Hussein Bakri, ao Governo do Estado, ao Executivo e representante do Hospital São Camilo pelas forças e investimentos na área de saúde para atendimento adequado aos pacientes mais graves.

O Presidente da Casa, Cordovan de Melo Neto (PP) utilizou a Tribuna registrando minunciosamente a solicitação da população e vereadores a respeito de todos os investimentos realizados na área de saúde, através dos recursos recebidos do Governo Federal e Estadual e suas aplicações com os devidos links, incluindo as Notas Fiscais e constatação no Portal da Transparência em resposta ao ofício enviado ao Executivo e respondido pelo mesmo.

A Matéria do Legislativo contou com o Projeto de Lei Ordinária 6/2021 do Vereador Emerson Litwinski (PTC) que dispõe sobre o reconhecimento de todo serviço no Município de União da Vitória ser essencial.

Indicações: De todos os Vereadores ao Prefeito Municipal sobre esclarecimentos a respeito do tratamento precoce aos pacientes com suspeitas de Covid-19.

Fizeram uso da Palavra Livre no Pequeno Expediente a Vice-Presidente Alandra Roveda (PL) a qual ressaltou o uso do tratamento precoce e a conscientização da população, o Primeiro Secretário Valdecir José Ratko (DEM) que relembrou e refez o convite já feito ao atual Secretário de Saúde Fernando Ferencz à comparecer na Câmara de Vereadores para fazer uso da Tribuna e debater com a Equipe de Vereadores de União da Vitória; Segundo Secretário Ednilson de Godoy (PV) e o Vereador Emerson Lourenço Litwinski (PTC). Todos agradeceram a presença e parabenizaram o Dr Ary Carneiro por todos esclarecimentos.

O Presidente Cordovan (PP) agradeceu ao Dr Ary e finalizou a Sessão lembrando de fato ocorrido durante a semana, onde um indivíduo foi preso pela quinta vez no mês de março por furtar comércio no centro da Cidade. Parabenizou o trabalho da PM e ressaltou que este tipo de miliante permaneça preso, pois o Comércio já tem sofrido demais junto à Pandemia, e antes que esse tipo de ação por parte de bandidos seja feita de maneira mais violenta é necessário que se tome as medidas adequadas e solução em relação à esse tipo de problema.

Ao final da Reunião, foi votada favorável em Sessão Extraordinária o Projeto de Lei de número 7/2021 do Executivo, o qual dispõe sobre a criação e estruturação do CACS FUNDEB.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Polícia Militar encontra mulher machucada no interior de Porto Vitória

Na manhã desta terça-feira, 18, a Polícia Militar de Porto Vitória recebeu uma ligação vinda da Colônia Anta Gorda via 190. Era um pedido de socorro vindo de uma mulher. No local a equipe verificou que a mulher estava muito machucada, pois segundo ela, foi agredida até desmaiar. Segundo informações da PM, a vítima disse […]

União da Vitória confirma 67 novos casos e 43 pacientes recuperados da Covid-19

União da Vitória obteve 67 novos casos positivos de Covid-19 nesta terça-feira, 18. Também foram registrados mais 43 pacientes recuperados que receberam alta e podem voltar ao convívio social seguro. O boletim epidemiológico sofreu algumas alterações e agora recebe os números de coletas e resultados realizados por laboratórios particulares. O município tem 432 casos ativos […]

Prefeitura de Bituruna realiza leilão de veículos, máquinas e sucatas

A Prefeitura de Bituruna está realizando um leilão de veículos, máquinas e sucatas considerados inservíveis ao município, ao todos são 46 lotes. O leilão acontecerá no dia 27 de maio a partir das 10h, devido ao COVID-19, o leilão será realizado exclusivamente on-line através do site www.superbid.net, os lances mínimos já podem ser propostos diretamente […]