Educação abre inscrições do concurso público para professores da rede estadual do Paraná » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Educação abre inscrições do concurso público para professores da rede estadual do Paraná


10 de abril de 2023

Foto: Hedeson Alves/Arquivo SEED

As inscrições para o concurso público para professores da Rede Estadual de Ensino serão abertas nesta segunda-feira (10). O concurso é de responsabilidade da Secretaria da Administração e da Previdência e será realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Serão ofertadas inicialmente 1.256 vagas nos 32 Núcleos Regionais de Educação.

A taxa de inscrição é de R$ 100 ou R$ 160, dependendo se o candidato concorrer a um ou dois cargos. Candidatos que cumpram os requisitos estabelecidos no edital e que queiram solicitar isenção da taxa devem se inscrever de 10 a 13 de abril. As inscrições poderão ser feitas no site do IBFC neste link, com encerramento às 23h do dia 9 de maio.

O edital do concurso (11/2023) prevê cinco etapas: prova objetiva, prova discursiva e prova prática, de caráter eliminatório e classificatório, prova de títulos, de caráter classificatório, e avaliação médica, de caráter eliminatório. Há reservas de vagas para afrodescendentes e pessoas com deficiência, amparadas pela legislação.

As vagas são para carga horária de 20 horas, mas o candidato que concorrer a dois cargos (dois em docência ou para um professor docente e outro de professor-pedagogo) poderá ter a carga horária de 40 horas semanais.

O concurso é prorrogável por dois anos e a expectativa é chamar mais candidatos, além das 1,2 mil vagas iniciais.

LOCAIS DAS PROVAS – As provas objetivas e discursivas serão no dia 18 de junho na cidades-sede dos Núcleos Regionais da Educação: Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Loanda, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória e Wenceslau Braz.

O local onde o candidato realizará a prova não precisará necessariamente ser no mesmo munícipio onde a vaga de interesse está disponível. Dessa forma, um candidato que mora em alguma cidade do Interior em que haverá aplicação das provas, mas quer, por exemplo, concorrer alguma vaga disponível em Curitiba, não precisará se deslocar até a Capital. Entretanto, é imprescindível que a escolha do cargo e a cidade sejam indicadas no momento da inscrição para o concurso.

DÚVIDAS – O candidato poderá tirar dúvidas do certame junto ao IBFC pelo e-mail concurso@ibfc.org.br ou (11) 4788-1430 das 9h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Luiz Alberto Pasqualin assume a prefeitura de Porto União por 15 dias

O Presidente do Legislativo ficará à frente do município no período de férias do Prefeito Eliseu Mibach e do Vice Erico Rosenscheg Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 26, nas dependências do Gabinete do Prefeito Municipal de Porto União, a transmissão de cargo do chefe do executivo devido as férias de 15 dias do prefeito Eliseu […]

Procon-PR emite recomendação para coibir altas de preços dos repelentes contra mosquitos

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), expediu nesta segunda-feira (26) uma recomendação administrativa  para entidades que representam farmácias, mercados, supermercados e demais fornecedores que comercializam repelentes. O objetivo é evitar uma alta injustificável dos preços do produto que ajuda a proteger a população do mosquito Aedes […]

Veneno de aranha brasileira vira esperança contra câncer; entenda

O veneno de uma aranha brasileira foi usado como inspiração para pesquisa sobre métodos para tratar o câncer. Estudo é apontado como promissor O veneno da aranha brasileira Vitalius wacketi, que habita o litoral paulista, foi usado como inspiração para uma pesquisa que busca formas de tratar o câncer. Assim, o bicho se tornou uma […]