Na manhã de quarta-feira, 15 e quinta-feira, 16, a Secretaria de Educação reuniu diretores de escolas municipais e cemeis, respectivamente, para realizar o sorteio que visa estabelecer a ordem de repasse da verba do Programa de Investimento Direto na Educação (Pide). A origem do programa teve início na primeira administração do prefeito Pedro Ivo Ilkiv, com o nome de orçamento participativo da educação. Para melhor aplicação do dinheiro é fundamental a participação dos pais, em reuniões na escola do seu filho, apontando as prioridades para o uso desse recurso de R$ 4 mil por escola.
O secretário de Educação, Célio Reginaldo Calikoski, explica que é necessário o sorteio, pois a metade das escolas e Cemeis recebem no primeiro semestre e o restante na segunda metade do ano. Célio Calikoski salienta que existem vários programas da administração pública dentro do sistema educacional. “Só nos três primeiros meses de 2013, a administração de União da Vitória já investiu R$ 6 milhões de reais na educação, recursos para pagar folha de pagamento, repasse para as escolas e Cemeis, pequenos serviços, materiais de limpeza, merenda escolar e outras despesas”, destaca. O Pide é apenas uma partícula desse montante.
Sobre a definição de critérios para o uso do dinheiro, o secretário disse que as escolas e Cemeis apresentam um plano de aplicação para a secretaria que analisa e emite um parecer em relação a proposta. “Toda a comunidade escolar vai participar”, acrescenta. Cabe ao conselho escolar, associação de pais e mestres e equipe pedagógica debater e apontar as necessidades que julgar necessárias. A partir disso, constitui-se o plano.