Em Cruz Machado Dia da Árvore foi celebrado com entrega e plantio de espécies nativas » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Em Cruz Machado Dia da Árvore foi celebrado com entrega e plantio de espécies nativas


23 de setembro de 2022

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil hoje, dia 21 de setembro, e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. Para estimular a conscientização dos jovens sobre a importância que as árvores têm para nossa sobrevivência, foi realizado nesta manhã um evento no Colégio Estadual Barão do Cerro Azul, onde cerca de 400 mudas de espécies de árvores nativas foram distribuídas aos alunos.

Esta é uma iniciativa do produtor Teófilo Szymonka, morador da comunidade do Lageado Liso, que há mais de 20 anos produz cerca de centenas de mudas anuais e distribui pelo município com o intuito de preservar a natureza.

“Estou com 69 anos, e há muitas espécies de pássaros que eu, quando jovem, na idade destes estudantes, conhecia e que hoje não vejo mais. Não há mais árvores como antigamente, não há mais tantos frutos e alimentos na natureza, não há mais espécies em nossa fauna e flora como há algumas décadas e isso se deve muito ao desmatamento, que destrói o habitat de diversas espécies que acabam desaparecendo do meio-ambiente, sem falar da água, que já não existe em tanta abundância pelo nosso interior”, comentou seu Teófilo.

Na ocasião, simbolicamente, foram plantadas duas mudas de árvores no jardim do colégio: uma gabirobeira branca e uma cerejeira. Na sequência, na Praça Papa Pio XII, foi plantada uma muda de Pitangueira.

Além de algumas turmas do Colégio Barão, o diretor Luis Golênia, professores e funcionários participaram deste momento. A gestão Cruz Machado para Todos esteve presente com o prefeito Antonio, secretário de Agricultura e Meio Ambiente Silmar, secretária de Educação e Cultura Eliane, e demais integrantes da equipe de governo. Os vereadores, Luis Antonio Presznhuk e Marino Arndt, também estiveram participando, bem como o coordenador da Casa Familiar Rural de Cruz Machado, Filipe Warken.

Na oportunidade, o prefeito Antonio, em sua fala, agradeceu e parabenizou o produtor pela sua iniciativa, pois é de suma importância preservar a natureza, e, além de preservar, realizar o plantio de árvores nativas é uma sobrevida ao meio ambiente. “Seu Teófilo, um grande exemplo para todos nós, que conhece muito bem a natureza e sabe que precisamos a respeitar, ou então ela se revoltará e nós mesmos seremos os prejudicados. Obrigado ao nosso amigo, que Deus o abençoe”, finalizou.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBF anuncia que jogos do Brasileiro retornam no dia 1º de junho

A Confederação Brasileira de Futebol anunciou na noite desta terça-feira (21) a data de retomada das partidas da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol masculino, que foi interrompido por causa das consequências das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o dia 26 de abril. A competição será reiniciada no dia […]

Viatura blindada do Batalhão de Porto União abre caminhos no RS

A viatura blindada especial de engenharia do 5° Batalhão de Engenharia e Combate Blindado está sendo uma grande ajuda para as famílias do Rio Grande do Sul. A viatura está realizando a desobstrução de muitas vias no Vale do Taquari e ampliando as possibilidades de locomoção da população afetada pela catástrofe no estado gaúcho. O […]

Pavimentação em Matos Costa

Na tarde de terça-feira, 21, foi assinada e entregue a ordem de serviço para a empresa ENGEMASS ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA, tendo como objeto a execução de terraplenagem, drenagem pluvial e pavimentação asfáltica, meio fio e sinalização, na Rua Tereza Cristina, trecho1 e 2, uma área de 1.770 metros quadrados, entre a Rodoviária de Matos […]