Rádio Colmeia Em maio conta de luz sobre com acionamento de bandeira vermelha patamar 1 » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Em maio conta de luz sobre com acionamento de bandeira vermelha patamar 1


3 de maio de 2021

Ilustrativa

A bandeira tarifária acionada para o mês de maio será vermelha patamar 1, com custo de R$4,169 para cada 100kWh consumidos. Abril marcou o fim do período de transição entre as estações úmida e seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). O balanço hidrológico do período úmido 2020-2021 resultou no pior aporte hidráulico da história do SIN, medido desde 1931.

Em maio, inicia-se o período seco, com os principais reservatórios apresentando estoques reduzidos para essa época do ano. Essa conjuntura sinaliza patamar desfavorável de produção pelas hidrelétricas e elevada necessidade de acionamento do parque termelétrico, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD). A conciliação desses indicadores levou ao acionamento do patamar 1 da Bandeira Vermelha.

Criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Com as bandeiras, a conta de luz ficou mais transparente e o consumidor tem a melhor informação, para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios. 

Vale ressaltar que está em consulta pública a revisão dos valores das faixas de acionamento das bandeiras tarifárias.

“Com o acionamento da bandeira vermelha é importante reforçar aos consumidores ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia”, diz a Aneel em nota.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Polícia Militar encontra mulher machucada no interior de Porto Vitória

Na manhã desta terça-feira, 18, a Polícia Militar de Porto Vitória recebeu uma ligação vinda da Colônia Anta Gorda via 190. Era um pedido de socorro vindo de uma mulher. No local a equipe verificou que a mulher estava muito machucada, pois segundo ela, foi agredida até desmaiar. Segundo informações da PM, a vítima disse […]

União da Vitória confirma 67 novos casos e 43 pacientes recuperados da Covid-19

União da Vitória obteve 67 novos casos positivos de Covid-19 nesta terça-feira, 18. Também foram registrados mais 43 pacientes recuperados que receberam alta e podem voltar ao convívio social seguro. O boletim epidemiológico sofreu algumas alterações e agora recebe os números de coletas e resultados realizados por laboratórios particulares. O município tem 432 casos ativos […]

Prefeitura de Bituruna realiza leilão de veículos, máquinas e sucatas

A Prefeitura de Bituruna está realizando um leilão de veículos, máquinas e sucatas considerados inservíveis ao município, ao todos são 46 lotes. O leilão acontecerá no dia 27 de maio a partir das 10h, devido ao COVID-19, o leilão será realizado exclusivamente on-line através do site www.superbid.net, os lances mínimos já podem ser propostos diretamente […]