Empresa britânica cria bebida sem álcool que deixa 'bêbado'; entenda » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Empresa britânica cria bebida sem álcool que deixa ‘bêbado’; entenda


7 de fevereiro de 2024

Divulgação/Sentia

A ideia da empresa é trazer uma bebida que cause relaxamento e maior sociabilidade, sem os efeitos negativos do álcool. Saiba mais sobre a bebida

Uma empresa de Hertfordshire, no Reino Unido, criou uma bebida que imita os efeitos do álcool no cérebro. A Sentia, como é chamada, é produzida pela GABA Labs, com a ideia de trazer um relaxamento similar ao das bebidas alcoólicas, fazendo o usuário se sentir mais sociável e descontraído.

O criador da Sentia é o neuropsicofarmacologista David Nutt, de 72 anos de idade, que já foi consultor do governo britânico. Nutt é especializado na pesquisa de drogas que afetam o cérebro e condições como vício, ansiedade e sono.

A Sentia traz os mesmos efeitos colaterais do álcool?

Segundo a empresa, a Sentia é uma “terceira via” além do “com álcool” e do “sem álcool” – para conseguir o conexão e harmonia, sem as desvantagens do consumo de bebidas alcoólicas.

A Sentia divulga ser capaz de trazer relaxamento e maior sociabilidade sem efeito negativos como ressacas, náuseas, dores de cabeça, perda de memória, irritabilidade e dependência.

“Passamos anos pesquisando a bioquímica das ervas para encontrar aquelas que contêm moléculas Gaba, e também aquelas que têm um histórico de produzir efeitos relaxantes e calmantes”, explica Nutt ao jornal britânico The Independent.

Mas a Sentia vai funcionar para todo mundo? “Depende da sensibilidade variável das pessoas”, diz Nutt. “Há evidências de que seu sistema Gaba se torna um pouco menos sensível quando você bebe muito álcool. Se você bebe muito, para ser honesto, pode não obter muito efeito.”

Quais os ingredientes da Sentia, bebida sem álcool que “deixa bêbado”?

O que se sabe dos ingredientes da bebida é que trata-se de uma combinação de ingredientes botânicos que ativa o ácido gama-aminobutírico, neurotransmissor que age no cérebro da mesma forma que uma dose de tequila ou cerveja. A fórmula oficial não foi divulgada.

O ácido gama-aminobutírico inibe determinados sinais e faz com que a atividade no sistema nervoso central diminua. No geral, o Gaba possui função relaxante, auxiliando na redução da ansiedade, do estresse e até do medo.

A linha de bebidas sem álcool tem duas opções até agora: a Red, feita com maracujá, tilia, rosa; e a Black, com anis, magnólia, laranja e cardamomo.

A garrafa de 500ml custa 30 libras (cerca de R$ 187,70). Ainda não há previsão para o lançamento em outros países.

David Nutt: quem é o criador da bebida não-alcoólica que deixa bêbado?

Nutt foi consultor do governo britânico sobre a política de drogas. Porém, o cientista demitido em 2019 após fazer declarações contra a política antidrogas do governo. Ele chegou a dizer que andar de cavalo era mais perigoso que ingerir ecstasy. 

O neuropsicofarmacologista também afirmou que o álcool e o tabaco são mais nocivos que algumas drogas que o governo considera ilegais, como a maconha.

**Via O Povo

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória recebe The Big Circus um dos maiores circos do Brasil em Março

Globo da morte e o Mundo dos Dinossauros prometem encantar o público de União da Vitória e Porto União Em Março, dia 01, às 20h30, o The Big Circus estreia pela primeira vez em União da Vitória, no campo do São Bernardo Futebol Clube (Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto) com uma atração especial: o […]

Cientistas criam “arroz de carne” para combater fome e desnutrição

A invenção consiste em grãos de arroz que foram implantados com células de boi em laboratório Cientistas da Coreia do Sul desenvolveram um novo tipo de alimento que pode ser uma solução para a fome e a desnutrição no mundo: o “arroz de carne”. A invenção consiste em grãos de arroz que foram implantados com […]

Reconstrução da BR 476 em debate no Sul do Paraná

A reconstrução da BR 476 está em debate nessa semana. A rodovia está em condições ruins há muitos anos e diversos acidentes já foram contabilizados infelizmente. Você acompanha agora a entrevista com o Deputado Estadual Hussein Bakri, um dos representantes da região da Amsulpar, que fala sobre o que está sendo feito. O Deputado Federal […]