Empresa de Porto União busca tecnologia » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Empresa de Porto União busca tecnologia


19 de junho de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

O prefeito de Porto União, Anízio de Souza, recebeu na segunda-feira, 17, a visita do empresário do município, Percy Storck, e dos professores da Universidade Alto Vale Rio do Peixe (Uniarp), Everaldo Cesar de Castro e Fabricio Paris. O objetivodo encontro foi a solicitação de apoio na disponibilização de recursos junto ao Governo Federal para desenvolver projetos na área de tecnologia.

A empresa de Porto União, especializada em tecnologia ambiental, tem desde o ano passado um convênio com a universidade o qual tem por objetivo a instalação de projetos de ensino, pesquisa e extensão, análises laboratoriais para controle de qualidade, vigilância, inspeção, fiscalização e defesa sanitária na área e no sistema de reciclagem de resíduos provenientes do setor madeireiro e das indústrias de papel, chamados por passivos ambientais*.

Segundo Storck, o objetivo é fazer com que a Área Industrial de Porto União, torne-se um modelo para outras cidades em questão de cuidados ambientais. “Junto com a universidade desenvolveremos projetos e adaptaremos equipamentos necessários para tratar os resíduos provenientes de indústrias aqui do município, contribuindo para o cuidado com o meio ambiente”, destaca.

O professor Everaldo, coordenador dos cursos de engenharia de controle e automoção e engenharia mecânica da Uniarp, destaca que com esse projeto todos ganham. “A universidade terá a oportunidade de aplicar conhecimentos específicos e tecnologia, a empresa utilizará esses equipamentos criados e a comunidade não sofrerá com a poluição do meio ambiente, causado pela destinação incorreta dos resíduos produzidos por grandes empresas”, explica o professor.

O prefeito Anízio de Souza afirmou que o projeto terá um grande apoio da prefeitura no que for possível. “Somos parceiros de projetos que tragam benefícios para toda a população. Além de movimentar a economia do município, teremos uma contribuição na preservação ambiental, levando à outras cidades mais qualidade de vida”, enfatizou Souza.

 

 

*Passivo ambiental é o conjunto de todas as obrigações que as empresas têm com a natureza e com a sociedade, destinado exclusivamente a promover investimentos em benefícios ao meio ambiente, ou seja, quando as empresas ou indústrias geram algum tipo de passivo ambiental, elas têm que gerar também investimentos para compensar os impactos causados a natureza, e esses investimentos têm que ser de iguais valores.

 

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Eder de Souza é bicampeão do Trail Run 5k de Natal

Vestido a caráter o corredor Éder de Souza venceu novamente o Trail Run 5K de Natal, disputado na manhã do domingo, 14 de dezembro, no Coas Park, em Porto União. A prova festiva fechou a temporada 2025 das corridas de rua na região. Para esse ano a organização da prova inverteu o sentido do traçado […]

Rock dos anos 80 e Orquestra Jazz Sinfônica se unem em show inesquecível na Praça do Chafariz

–  Acontece na noite desta quinta-feira, na Praça do Chafariz, em Porto União, um grande evento que promete unir estilos e sonoridades de forma inédita na região. O projeto SIM e a banda Flow Drive se reúnem para um show especial que combina os maiores sucessos do rock dos anos 80 com a delicadeza e […]

Caso UNIUV/UNESPAR: Prefeito de União da Vitória esclarece inconsistências

O prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, convocou na tarde desta quarta-feira (17) uma coletiva de imprensa para esclarecer as intercorrências relacionadas ao Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo à Câmara de Vereadores, que trata da incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Durante a […]