Rádio Colmeia Epagri divulga como agricultores podem comprar sementes do maracujá Catarina » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Epagri divulga como agricultores podem comprar sementes do maracujá Catarina


19 de março de 2021

Foto: Aires Mariga / Epagri

Agricultores interessados já podem comprar sementes do maracujazeiro azedo SCS437 Catarina. Basta enviar um e-mail para eeur@epagri.sc.gov.br, com o assunto “semente de maracujá Catarina”, para receber a lista dos fornecedores credenciados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). São três fornecedores catarinenses, localizados nos municípios de Treze de Maio, Urussanga e Pedras Grandes.

Henrique Belmonte Petry, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Urussanga (EEUR), destaca que estes fornecedores são indicados principalmente para produtores de mudas, tanto viveiristas profissionais ou para produção própria.

Já os agricultores que desejam se tornar futuros produtores e fornecedores de semente do maracujá Catarinadevem aguardar publicação do edital da Epagri de comercialização de sementes de categoria genética, que já está em confecção. A publicação deste edital será divulgada no site e redes sociais da Epagri.

Outra possibilidade é a venda ou troca de sementes do maracujá Catarina realizada entre agricultores familiares, ambos com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), o que é permitido pela legislação. Neste caso, o comprador não terá a comprovação de origem, trata-se mais de uma relação de confiança entre as partes.

Destaque pelo tamanho e quantidade de polpa

maracujá SCS437 Catarina se destaca no mercado nacional pelo seu tamanho e quantidade de polpa. Normalmente, 80% dos frutos são classificados como super pela tabela Ceagesp, em decorrência do tamanho. A casca, grossa e amarela, favorece o transporte. A polpa é alaranjada.

A produtividade potencial é de 75t/ha em cultivos de primeiro ano, com uso de alta tecnologia, aliado à prática de polinização manual no florescimento. O cultivar foi selecionado por pesquisadores da EEUR em um trabalho de mais de 20 anos, realizado em conjunto com produtores do litoral catarinense.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Autorização de funcionamento do Curso Técnico em Enfermagem é entregue em São Mateus do Sul

O deputado Hussein Bakri (PSD) e o chefe do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, professor Carlos Polsin, entregaram nesta quinta-feira (08) a autorização de funcionamento do Curso Técnico em Enfermagem no Colégio Estadual São Mateus, em São Mateus do Sul. Luta antiga da comunidade escolar que foi encampada pelo parlamentar, o curso […]

Seis novos infectados pela Covid-19 são registrados em Três Barras

De acordo com o 348º Boletim Epidemiológico foram registrados seis novos casos de Covid-19 em Três Barras, nas últimas 24h. Sendo assim, passou para 1397 o total de infectados desde o início da pandemia. Dois homens, com idades entre 29 a 43 anos e quatro mulheres entre 26 e 78 anos, são os contaminados mais […]

MEC prorroga prazo de inscrição para o Sisu

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o dia 14 de abril, às 23h59. Inicialmente, o prazo se encerrava hoje (9). O anúncio da prorrogação foi feito na noite desta sexta-feira pelo ministério. Para participar do Sisu será exigido do candidato que ele tenha feito […]