Rádio Colmeia Epagri publica cartilha sobre produção de cebola em sistema orgânico » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Epagri publica cartilha sobre produção de cebola em sistema orgânico


19 de fevereiro de 2021

Epagri

Agricultores que procuram informações básicas para a produção de cebola em sistema orgânico podem encontrá-las em publicação recém-lançada pela Epagri, disponível gratuitamente no site da Empresa.  A cartilha Produção de cebola em sistema orgânico foi produzida pela Estação Experimental em Ituporanga (EEITU), que tem a atividade como um dos focos de pesquisa.

A cartilha traz informações sobre os cultivares de cebola recomendados para Santa Catarina, dá dicas de como fazer os canteiros e qual a adubação recomendada, ensina como fazer uso de plantas de cobertura e sobre o manejo de doenças e pragas, informa sobre certificação e comercialização e ao final também disponibiliza o link de um curso on-line sobre o assunto, organizado pela EEITU.

“De um modo geral, a cartilha colabora para a produção de cebola com segurança alimentar e conservação do meio ambiente”, diz o coordenador da publicação, pesquisador da EEITU Paulo Antonio de Souza Gonçalves.

Epagri

Cebola em SC

Santa Catarina é o maior produtor nacional de cebola. A cultura tem ampla importância econômica no estado, com volume de produção de 523,9 mil toneladas de bulbos, área colhida de 17,9 mil hectares e produtividade média de 29,2 toneladas por hectare. A atividade é realizada principalmente por agricultores familiares, a maioria em sistema convencional.

Segundo o Cadastro Nacional da Produção Orgânica do Ministério da Agricultura de novembro de 2020, a agricultura orgânica é praticada em 1.486 unidades de produção em Santa Catarina. Desse total, cerca de 385 unidades citam a cebola em sua lista de itens produzidos. Isso não significa que a cultura da cebola seja o item principal, pois as propriedades não atuam em monocultura. As propriedades familiares catarinenses em sistema orgânico dedicam-se principalmente à produção de hortaliças de forma diversificada.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de UVA abre inscrições para processo seletivo de cadastro reserva de estagiários

Estão abertas de 25 de fevereiro a 09 de março as inscrições para o Processo Seletivo o provimento de vagas de estágio para cadastro reserva em nível médio, pós médio, superior e/ou pós graduação. Com bolsas-auxílio de até R$ 665,00 mais auxílio-transporte de R$ 50,00, as vagas abrangem todas os setores da Prefeitura de União […]

Governador faz reuniões de emergência com prefeitos do Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior convocou na noite desta quinta-feira (25) duas reuniões virtuais de emergência para discutir o cenário da pandemia da Covid-19 e novas medidas restritivas a serem apresentadas para a sociedade nesta sexta-feira (26). Uma foi com os prefeitos dos cinco maiores municípios do Paraná e a outra com todos os […]

Destaque na produção de uva, Bituruna busca selo de procedência

O imenso cacho de uva encostado no imponente garrafão de vinho cuidadosamente instalado na entrada da cidade dão a dimensão de como a fruta e seus derivados são características marcantes de Bituruna, no Sul do Paraná. O produto movimenta a economia do pequeno município de pouco mais de 16 mil habitantes, colonizado por descendentes de […]